• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    O Calvinismo como uma Força Cultural.


    Este é o primeiro de uma série de artigos sobre a importância e a influência de Calvino e do Calvinismo na história do mundo ocidental. E não estamos falando apenas da importância na Teologia e na vida cristã, mas em todos os ramos da cultura, economia e do pensamento moderno.
    *
    Calvino foi um patrono dos modernos direitos humanos. Em seu pensamento, ele antecipou a moderna forma republicana de governo. Contribuiu para a moderna compreensão da relação entre lei natural e lei positiva. Ao lado dos movimentos sociais e políticos de seu tempo, compreendeu plenamente que a origem do estado nacional moderno, o surgimento do comércio burguês internacional, o desenvolvimento da classe burguesa e a vasta expansão do mercado monetário exigiam uma nova avaliação da proibição de empréstimo de dinheiro a juro. Além disso, Calvino levantou-se contra os abusos do poder, em seu tempo, e debateu o problema do direito à revolta.

    O impacto de Calvino e do Calvinismo sobre a moderna cultura ocidental está bem documentado. Reconhece-se que esta influência foi grande. Calvino e o Calvinismo ocuparam seu lugar entre as maiores forças que moldaram nossa moderna sociedade ocidental.

    É importante descrever estas influências do ponto de vista histórico. Qual foi a influência do Calvinismo? Até onde, precisamente, se estendeu essa influência? Contudo, para avaliar o Calvinismo como uma força cultural, propriamente, é preciso descer a um nível mais profundo de questionamento. Que é que, no Calvinismo, determina a forma peculiar pela qual ele se relaciona com a cultura? Qual é o caráter distintivo que ele imprime à cultura? Nestes aspectos, em que difere ele de outros movimentos protestantes? Sem levantar questões como estas, dificilmente alguém tem condições de inquirir significativamente em que extensão ocorre sua influência. (para continuar lendo clique aqui)
    *
    Não deixe de ler os próximos artigos desta série a serem postados em breve:
    - A Propagação do Calvinismo no Século XVI e
    - Suíça: Triunfo e Declínio

    *
    *
    Este texto está no tópico - Artigos em Série.

    0 comentários: