• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    Você sabe se é um quase cristão?





    "Então Agripa disse a Paulo: Você quase me convence a ser cristão!"
    No caráter de Paulo havia uma sublimidade moral que superava de longe o mais alto dos meros heróis terrestres ou da história. Nas duas fases de sua vida, como fariseu perseguidor e como apóstolo cristão - ele era um homem notável, impressionante com grandes qualidades e desenvolvimentos peculiares, eminentemente e perfeitamente adaptando-o a se tornar, por um lado, um perseguidor amargo e terrível, e, por outro lado, o mais nobre pregador da cruz de Cristo. O defensor mais ousado da verdade, o defensor mais triunfante da fé - nunca houve em toda a história do cristianismo alguém como o apóstolo Paulo. Não importava onde ele estava ou diante de quem ele falava - seu único tema era Jesus Cristo, e este crucificado; e em todas as situações ele ampliava seu ofício. Em várias ocasiões, no entanto, seu zelo e eloquência foram peculiarmente demonstrados, um dos quais é mencionado neste texto.

    Tendo sido preso em Jerusalém sob falsas acusações, Paulo foi levado pela primeira vez ao Sinédrio, ou Conselho dos Judeus; e daí ele foi enviado por Claudius Lisías a Cesaréia, até que Felix , o governador da Judéia, pôde ouvir seu caso; e por esse homem cruel e tirânico, ele foi mantido em confinamento por dois anos. Quando Porcius Festus o sucedou no governo, ele propôs enviar Paulo de volta a Jerusalém; mas Paulo, consciente de que não havia cometido nada errado, e ciente do ódio implacável do sacerdote e dos escribas, preferia se jogar sobre a justiça, em um tribunal pagão - em vez de confiar nas decisões preconceituosas do conselho hebraico. E, portanto, quando Festo fez a pergunta, você irá a Jerusalém e será julgado por essas coisas? Paulo respondeu: "Estou no tribunal de César" e acrescenta: "Apelo a César!" Pois era um privilégio de todos os cidadãos romanos, por lei, escolher se seriam julgados perante uma corte provincial ou imperial. Este exercício de direito de Paulo como cidadão romano, interrompeu todos os procedimentos contra ele em Cesaréia e confundiu a malícia dos judeus. Enquanto Festo aguardava a oportunidade de enviar Paulo a Roma, ele foi visitado pelo jovem rei Agripa e sua irmã Berenice. Para esses visitantes reais, Festo relatou o caso de Paulo e Agripa expressou o desejo de ver e ouvir o “estranho” e famoso prisioneiro. O desejo foi atendido e o dia seguinte foi marcado para a audiência.

    Quando chegou, Agripa, Berenice e Festo com pompa real entraram na sala de audiências. Assim que o governador explicou ao rei os fatos da prisão de Paulo em Jerusalém e seu apelo a Roma, Agripa lhe disse: "Você tem permissão para falar por si mesmo". Então Paulo, estendendo a mão para prender a atenção, respondeu por si mesmo. Que momento difícil foi esse para o apóstolo! Diante dele sentou-se Agripa, filho daquele Herodes que matou Tiago, prendeu Pedro... Por um lado, sua principesca irmã Berenice, cheia de crimes incestuosos; e, por outro, Festo, a quem o imperador Nero havia nomeado Procurador da Judéia. Estiveram presentes os “chiliarcas” - os grandes oficiais de estado, a nobreza da província, enchendo a sala de audiências com as insígnias da realeza e de alto postos no Império, do poder militar e municipal. No meio deles, Paulo, pequeno, de estatura, vestido com a toga mais simples e junto do sentinela a quem estava acorrentado como prisioneiro.

    Paulo não estava deslumbrado com essa demonstração de realeza e poder - aqueles capacetes brilhantes - aquelas espadas brilhantes - aquelas lanças polidas... Ele não estava intimidado pelos olhares do rei e de sua irmã perversa - pelo olhar severo do austero Festus - pelo olhar severo dos cortesãos - pela carranca sombria dos soldados... Sua língua não vacilou e seus joelhos não tremeram diante de uma assembleia tão prestigiada.

    Eis a cena! O rei - o prisioneiro; a coroa na cabeça de um - a corrente no pulso do outro. Realeza, poder, riqueza, em sua forma concentrada, sentados diante dele; e ele, um discípulo solitário do carpinteiro nazareno desprezado e crucificado... Ali estava Paulo amarrado, guardado, parado sozinho no meio dessa demonstração de pompa e poder, estendendo a mão para falar por si e por Jesus!

    Ele ficaria deslumbrado? Os olhos que ficaram cegos por três dias, pela visão de Damasco, quando Jesus se revelou a ele em uma glória acima do brilho do sol no meio do dia - não deveriam ser ofuscados por nenhum esplendor mortal.

    Ele tremeria? O homem que contava todas as coisas, exceto a perda pela excelência do conhecimento de Jesus Cristo - não tinha um músculo nele para tremer diante de qualquer presença humana.

    Ele vacilaria? A língua que Jesus havia comissionado para testemunhar dEle diante de reis e governantes - fora tão ensinada pelo Espírito Santo que não conhecia sotaque vacilante diante dos grandes da terra.

    Me escute! O apóstolo começa a falar por si mesmo - todos os sons são abafados naquela vasta audiência. Suas alusões de abertura a Agripa chamam a atenção por sua cortesia, coragem e verdade. Ele prossegue, reunindo força e energia a cada frase - seus pensamentos ardentes, suas palavras densas, sua expressão apaixonada, seus olhos brilhantes, toda a sua forma se elevando e se mexendo com intensa seriedade - enquanto ele relata o cenário de sua maravilhosa conversão fora dos portões de Damasco - junto com o efeito subjugador de seu discurso sobre a plateia silenciosa e emocionada - alarma o governador pagão e ele grita em voz alta: "Você está maluco, Paulo! Seu grande aprendizado e cultura estão deixando você louco!"

    Assim marcado na torrente de sua eloquência, o prisioneiro respondeu humildemente: "Não sou louco, ó excelente Festus. O que estou dizendo é verdadeiro e razoável. O rei está familiarizado com essas coisas e posso falar livremente com ele." estou convencido de que nada disso escapou ao seu conhecimento, porque não foi feito em um canto ". E então, por um ousado golpe de oratória, ele se vira para Agripa e diz: "Rei Agripa - você acredita nos profetas?" Percebendo, talvez, o constrangimento do rei com essa pergunta inesperada, ele responde delicadamente a si mesmo, dizendo: "Eu sei que você acredita!"

    A seriedade de suas palavras e a pungência de seu apelo ao conhecimento pessoal de Agripa de muitos dos fatos da vida e do ensino de Cristo; despertou em ação a consciência tórpida do jovem monarca, e quase ciente, talvez, de toda a força de suas próprias palavras, proferida, que podia ser, meio em tom de brincadeira, meio sério, ou arrancada dele pelo poder incrível do discurso de Paulo ; ele diz, nas palavras do texto: "Você quase me convence a ser cristão!"

    Tal tributo à sua eloquência foi recebido pelo apóstolo com a mais gentil cortesia; e, levantando a mão acorrentada, ele respondeu ao monarca: "Pouco ou muito - rogo a Deus que não apenas você, mas todos os que estão me ouvindo hoje possam se tornar o que sou!" E então, como se de repente se lembrasse de que ele era um prisioneiro acorrentado, ele acrescentou comovente: "Exceto por essas correntes!"

    Assim que ele terminou esta obra-prima da eloquência santa, podemos imaginar como os sentimentos reprimidos da plateia se aliviam em quase murmúrios de aplausos e apreensão; enquanto eles condenavam a causa pela qual ele tão ousadamente pleiteava. O resultado foi que eles concordaram mutuamente que Paulo não havia feito "nada digno de morte ou de prisão". Assim, como diz Crisóstomo, "os judeus que assim perseguiram Paulo e procuraram matá-lo foram condenados por Lisías - condenados por Félix - foram condenados por Festo - foram condenados por Agripa, e, finalmente, Deus os condenou por sua hostilidade ao evangelho que Paulo foi incumbido de pregar!"

    Verdadeiramente, toda essa cena está diante de nós como uma grande obra-prima das Escrituras, pintada por Lucas com essa simples majestade de palavras; que é ao mesmo tempo o mais alto selo e glória da arte - apenas ele faz o que os outros pintores não podem fazer - ele nos faz ouvir palavras e também ver pessoas - ele nos revela os pensamentos internos e os aspectos externos dos atores nesse processo.

    Tais foram as circunstâncias em que as palavras do texto foram proferidas. Elas expressam, no entanto, não apenas os sentimentos do rei Agripa, mas de uma grande classe de homens, que podem ser chamados de quase cristãos - homens que ocupam esse estado de semi-aprovação e sem entrega verdadeira alguma, uma sime-aprovação ainda que mais frágil, perigosa e mortal.

    Esta classe, no entanto, possui várias divisões, algumas das quais quero observar. Tem:

    1. Aqueles que estão intelectualmente “convencidos” da verdade da evangelho, consequentemente, são crentes teóricos . A maior parte dos que conhecem inteligentemente a Bíblia concorda com sua verdade.

    É tão fortificado com provas de sua divindade, dentro e fora;
    é tão maravilhosa em suas múltiplas profecias;
    é tão elevada em seus ensinamentos;
    ela atende às necessidades morais de nossa humanidade;
    desdobra o passado e revela o futuro;
    Ela explica as relações de Deus com o homem, as relações do homem com o homem e as relações do homem com Deus.
    Pode assim, oferecer paz e a alegria humana aqui e a felicidade eterna no futuro...

    Nos primeiros dias do cristianismo, acreditar nas Escrituras e mostrá-las em uma vida santa - eram na maioria atos simultâneos. Mas atualmente, desde que o evangelho de Jesus Cristo obteve uma posição forte na história; e especialmente desde que a provou ser no passado, o que fez surgir nossa civilização ( que agora está se tornando pós-cristã ) o elemento principal do poder naquilo que  elevou esse civilização a pontos jamais vistos, refinou a sociedade, se mostrou estável na liberdade ou nobre na mente - moldando por seu poder plástico os governos mais potentes que o mundo conheceu, a melhor literatura, a arte mais pura , a mais alta política social do mundo, liberdade...  agora, infelizmente, a crença em partes das verdades das Escrituras e a prática de seus preceitos - são totalmente desarticuladas! E um intelectual e teórico  cristianismo, é frequentemente associado ao mais prático descaso de seus deveres e pontos principais do Evangelho!

    É realmente estranho, quando visto de maneira abstrata, que verdades tão importantes em si mesmas e tão vitais para os interesses da alma, se é que se acredita de todo - não devem ser seguidas por uma prática conforme a essa crença; porque tal conduta é contrária a todos os princípios conhecidos da conduta humana em assuntos mundanos, ou seja, em todos os outros assuntos. Que um homem seja convencido da verdade de qualquer coisa, ou da propriedade de qualquer curso de conduta que lhe prometa vantagem temporal - e com que rapidez ele leva a crença de sua mente para a prática ativa! No entanto, existem multidões de pessoas que acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus - que não a recebem em suas vidas como uma questão de fé viva e paixão completa por Cristo e sua glória, como na vida de Paulo.

    Como Agripa, eles acreditam nos profetas - e, no entanto, não farão o que os profetas exigem! Se o cristianismo fosse apenas uma questão de intelecto - esses homens seriam salvos. Mas a salvação chega até nós, não tanto pelas faculdades da mente - como pelas afeições do coração. Pois a mente, por seu claro poder da razão, pode ser forçada a aceitar como verdadeiro - aquilo de que o coração não gosta, e se recusa a reconhecer ou obedecer.

    Somos salvos, não crendo no cristianismo como um sistema - mas crendo e abraçando a Cristo como nosso Salvador e tesouro eterno, como o Espírito leva todos aqueles que Ele chama eficazmente. Não é abraçando a verdade como em Jesus, pelos processos do intelecto; mas abraçando o próprio Jesus como nosso Redentor pessoal, que garantimos a salvação, ou sabemos que fomos escolhidos pelo Pai na eternidade. Qualquer que seja a altura, então, a crença especulativa em Cristo ou no cristianismo - se não atingir o ponto de uma fé pessoal, em um Salvador pessoal que é o tesouro da alma e produz profundas afeições no coração pelo poder divino, está apenas tornando o homem quase cristão.

    Simão o Mago,  creu e foi batizado, e ainda assim o apóstolo diz distintamente dele, que ele não tinha parte nessa salvação: "porque seu coração não é reto diante de Deus". Isso diferencia o cristianismo, o evangelho, de todas as outras religiões humanas e todas as outras filosofias: elas são todas baseadas em dogmas e crenças simplesmente - mas o evangelho é baseado no relacionamento com uma Pessoa que se tornou o seu tudo, sua alegria, sua paz, seu tesouro, sua vida...

    2. Isto me leva a mencionar como uma outra classe de quase cristãos, "os intelectualmente e moralmente convencido - mas hesitantes queridos." Eles estão muito adiantados em relação à última classe, pois não apenas estão convencidos na mente - mas reconhecem a obrigação moral que lhes cabe acreditar - e ainda hesitam em se comprometer por um ato decidido de fé verdadeira nos braços de Jesus.

    A grande maioria dos que habitualmente frequentam os meios declarados de graça, ficam sob essa situação. Eles acreditam na Bíblia e acreditam que é seu dever abraçar o Salvador a quem a Bíblia revela. Pergunte a qualquer um deles se não é assim - e eles responderão que sim. No entanto, eles não vão mais longe! Eles continuam atingindo a margem do evangelho verdadeiro, frequentemente tocam sua linha de fronteira - mas não conseguem dar o passo necessário que colocaria seus pés no Rochedo das Eras; e assim permanecem hesitantes e incertos no vale da decisão – não há as marcas dos que o Espírito realmente chama abrindo os olhos para verem para sempre como deleite a luz da glória de Deus na face de Jesus.

    Muitos dessa classe são padrões de moralidade e bondade mundanas. A presença deles no culto, a reverência pelas coisas divinas e a liberalidade em relação às instituições do evangelho - fazem com que sejam admiradas e amadas. No entanto, é tudo externo - não nasce de uma fé interior do coração em Jesus que o Espírito concede. É o resultado de um treinamento moral precoce, ou a influência da associação, ou uma tentativa de descobrir, em sua própria força, sua salvação.

    Um escriba, satisfeito com as palavras de Jesus, entrou em conversa com Ele e perguntou: "Qual é o maior mandamento da lei?" Nosso Senhor respondeu totalmente a essa pergunta, e o escriba lhe disse: "Bem, Mestre, você disse a verdade - porque existe um Deus, e não há outro senão Ele; e amá-lo de todo o coração, e com todo o entendimento, e com toda a alma, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios ". Marcos acrescenta que, quando Jesus viu que ele respondeu discretamente, disse-lhe: "Você não está longe do reino de Deus".

    Aqui estava o caso de alguém intelectualmente e moralmente convencido da verdade - ainda que hesitante e irresoluto, ao levar suas convicções ao resultado lógico. O que faltava no caso dele era que aquele que tinha um entendimento tão bom da amplitude e espiritualidade da lei de Deus deveria sair ativamente do lado de Cristo; que ele não deveria permanecer na terra fronteiriça da indecisão - não mais parar entre dois mundos - mas traduzir conhecimento em prática e crença em confissão e verdadeiras afeições poderosas pela beleza e glória de Cristo - abraçar a Cristo e tomar seu lugar como discípulo verdadeiro. Portanto, embora não muito longe do reino de Deus - ele ainda estava fora desse reino, nem jamais poderia passar pela linha de separação, até que ele se inscrevesse deliberada e completamente ao lado de Jesus; pois Jesus mesmo declarou: "Quem não está comigo está contra mim".

    Enquanto você deixar de tomar as medidas ativas que o colocarão ao lado de Cristo e mostrar verdadeira afeição completa sobre Ele como tesouro absoluto da vida - você é quase um quase cristão.

    O treinamento “cristão” precoce tem uma influência muito abençoada na modelagem e embelezamento da vida, conferindo-lhe uma moralidade aguçada; mas a moralidade não substitui a fé - a moralidade não é Salvador. O mundo, de fato, pode admirar sua vida exemplar e aos olhos dos homens que olham para você do ponto de vista mundano, e vê-lo no crepúsculo de uma atmosfera terrena - você pode ser considerado bom e nobre. No entanto, àquele que não vê como o homem vê, que o mede pela vara de medir o eterno direito, que o contempla no brilho revelador de Sua glória divina - você pode não passar de um pecador condenado! Pois o homem olha para a aparência externa - mas Deus olha e julga o coração - e não podemos ter muito ou parte com Ele no Céu, a menos que corações estejam certos diante Dele – ou seja, que Jesus seja tão valioso aos teus olhos como é aos olhos de seu Pai. E isso eles só podem se tornar através da aspersão deles com o sangue de Jesus, do chamado eficaz do Espírito, da Regeneração Soberana.

    Deus declarou: "sem derramamento de sangue não há remissão de pecados" e, como quando o sangue do cordeiro pascal foi morto pela primeira vez no Egito, não foi suficiente que a vítima fosse morta e seu sangue derramado - mas gotas de sangue do cordeiro deveria ser aspergido nas portas de suas habitações; trazendo assim o sangue para toda família e casa, e assim garantindo isenção da visita do anjo destruidor que passou aquela noite por toda a terra do Egito, matando todos os primogênitos em todas as casas desprotegidas pelo sangue. Assim, não é suficiente Cristo derramar Seu sangue na cruz – se Ele derramou o sangue por você, pelo chamado eficaz do Espírito  a fé verdadeira será concedida, então pela fé, o sangue é aspergido na porta do coração! Deve haver um aplicativo pessoal desse sangue pela fé - para purificar nossa culpa e garantir nosso perdão e criar as afeições que fazem no coração, Jesus seu tesouro final! E somente quando a fé coloca assim na alma é provado que o sangue que caiu no Calvário, caiu por nós - temos então direito ou título ao reino de Deus.

    3. Outra classe de quase cristãos, compreende aqueles que deixam de desistir de uma coisa, ou falham em garantir uma coisa - cuja desistência ou obtenção da qual é necessária para garantir evidência do chamado eficaz. Meu significado será melhor compreendido por dois exemplos ilustrativos retirados da Bíblia.

    Enquanto nosso Senhor passava, um homem correu até ele e caiu de joelhos diante dele, e lhe perguntou: "Bom Mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?"

    Jesus respondeu: "Se quer entrar na vida, guarde os mandamentos."

    "Todas essas coisas", disse o jovem, "mantive desde a juventude", e insistiu com nosso Senhor com a seguinte pergunta: "Que falta ainda?"

    Ali estava alguém que parecia reconhecer até certo ponto a bondade e a autoridade de Jesus; que demonstrara uma louvável preocupação em garantir a vida eterna; quem, ao realizar esse desejo, havia feito muitas coisas certas e obedientes por uma conformidade externa à lei de Deus .

    "Que falta ainda?"

    "Jesus olhou para ele e o amou. 'Uma coisa lhe falta', disse ele. 'Vá, venda tudo o que você tem e dê aos pobres, e terá tesouros no Céu. Então venha, siga-Me.'

    Com isso, seu semblante caiu. Ele ficou triste, porque tinha grande riqueza. "Marcos 10: 21-22

    Aquele que sonda o coração, sabia o que faltava - e, portanto, pôs o dedo sondador sobre o problema – o que era amado muito acima de Deus – o seu verdadeiro deus -  e fez o jovem se ver sob uma luz mais verdadeira do que jamais havia visto antes.

    Qual foi o resultado? "Com isso, o semblante do homem caiu."
    O que ele fez? "Ele foi embora triste."
    Por que? "Porque ele tinha uma grande riqueza."

    A única coisa que lhe faltava era a disposição de abandonar o pecado que o atormentava! Aquele pecado que assediava era a cobiça. Um homem não tem que dar seus bens para ir a Cristo – mas Cristo sabe se Ele ou outra coisa é o tesouro do seu coração.
    Ele preferia guardar seus bens;
    ele preferiu o tesouro na terra - ao tesouro no céu;
    ele preferia a facilidade - a pegar uma cruz;
    ele preferiu seguir sua própria vontade - a seguir Jesus.

    Este caso mais instrutivo nos mostra quão perto, quão próximo, uma pessoa pode estar do reino dos Céus - e ainda assim ficar aquém dele! Pode lhes faltar apenas uma coisa:
    desistir de um pecado assolador;
    a vontade de fazer um sacrifício pessoal por Cristo;
    a recusa de pegar uma cruz;
    o desejo de seguir completamente a Jesus sem restrições.
    O que evidencia que a luz do Evangelho da glória de Cristo não brilhou em seus corações. Ainda estão cegos para e beleza deslumbrante e incomparável de Cristo... não houve chamado eficaz.

    Alguém com um único pecado, alguém com uma dificuldade única - pode obstruir a entrada da alma no céu e impedir que alguém se torne um cristão completamente, se essa única coisa é uma evidência de que Cristo não se tornou a preciosidade única em sua alma e coração.

    Um pecado persistiu deliberadamente  - alguma coisa persistiu deliberadamente como mais valiosa que Cristo - certamente manterá sua alma fora do céu!

    Um dever conhecido deliberadamente desconsiderado - certamente garantirá sua condenação – porque o chamado eficaz desconhece impor limitações ao que abraçar a Cristo exige – O Espírito faz de Cristo o tesouro final da alma... e dela brota afeições por Cristo que considera tudo o mais lixo e esterco perto de ter Cristo!

    E uma recusa em pegar uma cruz e carregá-la após Jesus - deve resultar em ser quase um quase cristão e, portanto, falhar no que consiste ser a vida eterna!

    O outro caso ilustrativo, mostrando o outro lado da mesma verdade - a saber, que a ausência de uma única coisa pode mantê-lo fora do céu - é encontrado na parábola das dez virgens. Aqui, a falta de "óleo nas lâmpadas" impedia que cinco das dez virgens entrassem na festa do casamento. No caso do jovem, ele não tinha a disposição de desistir da única coisa que possuía – que na verdade possuía seu coração, sua riqueza - e o apego a isso provavam sua ruína. No caso das virgens tolas, elas falharam em obter a única coisa que não possuíam, a saber, o óleo - e a falta dessa coisa, não apenas as excluíram do salão festivo - como atraíram a repreensão do senho da festa: "Eu não te conheço!"

    No entanto, marque quão próximas as cinco virgens que não entraram – estavam das cinco que entraram. Elas eram . . .
    virgens iguais,
    em trajes exteriores,
    em carregar lâmpadas,
    em sair para encontrar o noivo,
    da mesma forma que todas dormiam e velavam enquanto o noivo se demorava,
    se levantaram e apanharam as lâmpadas ao grito da meia-noite "Aqui está o noivo" ! Venha conhecê-lo! "

    E somente nesta hora crítica, surge o ponto fatal da diferença - que enquanto as virgens sábias tinham óleo em suas lâmpadas - as virgens tolas não tinham; e para elas, porque faltava isso, "a porta estava fechada!" Este óleo na lâmpada, e sem o qual não queimará - representa a obra renovadora e santificadora do Espírito Santo no coração. O Chamado Eficaz, a Regeneração... Assim, somos ensinados que se temos todas as marcas externas de um cristão; que possamos por um longo tempo ser considerados como tal, não apenas por nós mesmos, mas pelos outros; ainda por falta deste óleo de graça na alma – esta verdadeira obra soberana  e unção do Espírito Santo - apenas chegaremos à porta do céu para encontrá-la fechada! E apenas bata com o apelo apaixonado "Senhor, Senhor, abre-nos!" e ouça lá de dentro a resposta ofegante: "Em verdade, em verdade vos digo: não vos conheço!"

    A condição do quase cristão - daquele que não está longe do reino de Deus, daquele que carece de UMA coisa - é peculiarmente frágil e perigosa. Quantas vezes notamos que um homem pode viver toda a sua vida perto de algum grande objeto da natureza, como as Cataratas do Niágara, e nunca visitá-las; porque, estando tão perto, ele pensa que pode, a qualquer momento, escolher ir até eles - e, portanto, sua proximidade o leva a adiar e procrastinar, e nunca fazer a visita frequentemente proposta. Enquanto milhares e dezenas de milhares atravessam mares e continentes para visitar ou contemplar aquelas majestosas quedas, cuja voz é como o som de muitas águas.

    O mesmo acontece nas coisas espirituais. Como os homens sabem muito da verdade, entendem suas reivindicações e têm muita “reverência e sensibilidade” - eles imaginam que podem facilmente dar o passo que os tornará completamente cristãos; facilmente atravessar o espaço estreito entre não estar muito distantes do reino - e o próprio reino; e, a seu gosto, fornecem a "única coisa que falta"; e assim eles descansam satisfeitos, procrastinam e morrem, finalmente, quase cristãos! Enquanto milhares e dezenas de milhares que estavam "distantes" - que eram "estrangeiros e estranhos à aliança da promessa", que não possuíam uma - mas muitas coisas que os separavam – pelo Chamado Eficaz e verdadeira obra o Espírito Santo, pressionam em direção ao reino – na verdade, são TIRADOS por Deus pelo chamado eficaz, do Império das trevas e são levados para o Reino do Filho do seu Amor -  tornam-se cristãos e são salvos!

    Você não pode ser instruído com muita ênfase, que não importa o quão quase cristão você seja - se você é quase... quase... então você não é um verdadeiro cristão e, portanto, deve estar completamente perdido! Não importa o quão perto você esteja do reino de Deus - você pode estar tão perto de fato que poderá tocar suas paredes se estender a mão ou passar pelo portão se der apenas um passo - mas se estiver apenas perto, você não está  nele. E permanecendo fora dele - você certamente vai perecer.

    Não importa que lhe falte apenas uma coisa - e talvez uma coisa muito pequena; pois se você continuar a faltar e morrer sem ele, não poderá ser salvo. É o objetivo do adversário da sua alma, fazer você descansar contente nessa proximidade do reino, neste estado quase cristão. O diabo não se importa, e te consolará e firmar nessa posição, na esperança de que, uma vez lá, ele possa mantê-lo lá, lisonjeando sua alma com falsas esperanças, enganando a consciência com falsas posições e persuadindo-o a essa condição de satisfação pessoal, que é a precursor seguro da morte eterna!

    Eu mal consigo imaginar uma pessoa em perigo mais iminente do que um quase cristão. Um homem à beira de uma profissão verdadeira - ainda retido pela falta de UMA coisa – Oro que por Graça Deus o chame eficazmente. O conhecimento será transformado em dever; e a única condição que o quase cristão carece para torná-lo um cristão completamente - será suprida. Esse fator é a fé verdadeira e afeições que evidenciam que Cristo é a preciosidade em sua vida, sua paz, seu deleite, seu descanso, seu tesouro, seu tudo.  Essa crença pessoal e aceitação de Jesus Cristo como nosso Salvador e Redentor, que nos une a Ele como o ramo está unido à videira, para que tenhamos uma unidade de vida com Cristo na terra e uma unidade de glória com Ele no paraíso é um Dom Soberano do Espírito Santo.

    Oro para que você seja persuadido, então, a não continuar mais neste estado perigoso , inseguro e quase cristão. Levante e tome seu lugar como discípulo de Cristo! Enquanto você permanecer hesitante e indeciso. . .
    você está colocando em risco sua salvação;
    você é desobediente aos mandamentos de Deus;
    você não está assentando sob o sangue de Cristo;
    você está fazendo coisas apesar do Espírito Santo, em suas próprias forças e em suposta justiça pessoal; e
    você está tecendo a folha sinuosa de sua alma imortal.
    Essas folhas não te taparão, não te protegerão da Ira infinita de Deus que você merece!