• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    A primogênita do pecado.




    Um com Ele na saúde e na doença, na vida e na morte, na terra e na sepultura, no tempo e na eternidade!


    O que é a morte? "Por um homem, o pecado entrou no mundo - e pelo pecado a morte." A morte é a primogênita do pecado. A morte rompe todos os laços - menos um. O que nos une a Jesus desafia o poder da morte. A morte é exigida pela justiça e nos eleitos é consentida pela graça. Nós devemos morrer, a menos que Jesus venha antes da nossa morte. A sepultura segue a morte. Ela recebe o corpo que a alma abandonou. As estacas e a lona do antigo tabernáculo são colocadas lá. É uma disposição misericordiosa para ocultar a corrupção e prevenir doenças. "O túmulo é minha casa!" disse Jó. "Oh, que tu me escondesses no túmulo!" Então Jó suspirou sob suas tristezas. Ele não temia a sepultura, embora a lâmpada do evangelho não estivesse acesa nela como está tão claramente agora.


    No túmulo, o pobre corpo estará livre de todas as doenças, dores e aflições. Não haverá infecções,  gota, reumatismo, câncer, coronavírus, febre ou qualquer doença lá. Não haverá nervos tensos ou músculos fracos lá. Não haverá fome ou sede lá. "Porque, na morte, os ímpios não causam problemas, e os cansados descansam . Até os cativos ficam à vontade na morte, sem guardas para amaldiçoá-los. Ricos e pobres estão lá, e o escravo está livre de seu senhor." Jó 3: 17-19


    É um local de descanso tranquilo para o corpo pobre que terminou sua obra, viveu e sofreu sob a vontade de seu Senhor e, atualmente, não é necessário para a felicidade da alma ou para o serviço do Senhor.


    "Jesus foi ao túmulo." Foi ao túmulo de Lázaro em companhia de Marta, Maria e seus discípulos. Ó Salvador, sempre que visitarmos o túmulo de nossos amigos ou, em pensamento, visitarmos o nosso - que Tu possas vir conosco, dissipar a escuridão e nos cercar com a sua glória!


    Por que devemos temer a sepultura? Pode nos ferir? Ela vai nos roubar ? É realmente um inimigo para nós? O efeito que a argila fria ou a abóbada úmida tem sobre nossos nervos - é ocasionado pela falsa ideia de vida ou sentimentos dentro dela. O barro não é mais frio que o corpo que cobre, nem o cofre mais sombrio que o cadáver que esconde. Nós escolhemos nossos túmulos; imaginamos o ponto elevado de onde as águas correm, sobre o qual o sol brilha intensamente, onde o pasto verde é mantido suave, onde as flores florescem e o vento suspira através das árvores. Nós direcionamos a inscrição para ser colocada em nossa lápide; pode se referir aos sofrimentos sofridos, a posição preenchida, a graça que salvou ou, o que talvez seja melhor, pode ser um apelo aguçado ao leitor, na esperança de beneficiar sua alma. Nós exercitamos nossos pensamentos sobre esses assuntos, suspiramos, os nervos tremem e uma sensação indefinível, mas desagradável, é experimentada e um medo da sepultura é produzido.


    Mas novamente perguntamos: Por que devemos temer a sepultura? O que há para temer? Talvez deva ser o objeto do desejo ; Estou certo de que não deve ser objeto de medo. Devemos desviar nossos pensamentos e deixá-lo com o Senhor. Quando , como e por quem seremos enterrados, ou onde estarão nossas sepulturas - não deve nos incomodar nem por um momento! Há questões de maior importância para atrair nossa atenção e ocupar nossos pensamentos. Se a sepultura nos recebe - ela não pode nos segurar, pois Jesus promete destruir todas as sepulturas. Sua palavra é: "Oh, sepultura, eu sou tua destruição!" Portanto, com o apóstolo podemos exigir: "Oh, sepultura, onde está tua vitória?"


    Mas, sendo assediados pelos medos da sepultura , como vencê-los? Mantenha a consciência livre da culpa do pecado. Assim que o pecado for cometido ou descoberto, ponha a mão da fé em Jesus como o grande sacrifício pelo pecado, confesse-o diante de Deus e peça perdão imediato por causa do que Jesus sofreu. Peça ao Pai que honre o sangue e a obediência de seu próprio Filho, perdoando os pecados que acabou de cometer, e que remova a culpa que está em sua consciência. A culpa está na raiz de todo medo servil – de todo medo da morte... Você não pode olhar para a morte com paz, ou para o túmulo sem medo, se houver alguma culpa na consciência. E a culpa é como algumas tintas, quanto mais quanto mais escuras são - mais profundo ela mancha e mais difícil é erradicá-la. Portanto, nunca permita que a culpa repouse em sua consciência - mas assim que você a detectar - voe para o precioso sangue de Cristo de uma só vez, exerça fé nele enquanto confessa seus pecados e espere um perdão livre e vigoroso com base em isto.


    Viva na realização diária de sua união com Cristo. Nunca descanse até saber que você é um com Cristo; e tendo obtido o testemunho do Espírito para esse grande fato, vive diariamente desfrutando-o. Se você habita em Cristo, e Cristo habita em você; se você é membro de seu corpo, de sua carne e de seus ossos, o que você teme da sepultura? Se você vive, você vive no Senhor; ou, se você morrer, você morre no Senhor; vivo ou morto, portanto, você é um com Cristo.


    "Ouvi uma voz do céu me dizendo: Escreva isto: Bem-aventurados os que morrerem no Senhor a partir de agora. Sim, diz o Espírito, eles são realmente abençoados, pois descansarão do seu trabalho árduo; para o bem deles." Eles morrem sob a bênção do Senhor; eles estão enterrados sob a bênção do Senhor; o que há então para temer?


    A morte ou a sepultura não podem afetar nossa união com Cristo. O corpo é tão unido a Cristo quando se molda na sepultura - como quando é animado pelo espírito imortal e emprega seus sentidos e poderes no serviço do Senhor, ou como será na manhã da ressurreição, quando surgir a réplica exata de seu próprio numa forma gloriosa. Gloriosa verdade isso! Privilégio indizível de ser um com Jesus - um com ele na saúde e na doença, na vida e na morte, na terra e na sepultura, no tempo e na eternidade! Que eu possa viver diariamente percebendo que sou um com Jesus, e nunca sentirei medo da morte ou da sepultura.


    Procure impressionar profundamente o fato de que seu corpo é o templo do Espírito Santo . Este é o seu privilégio como crente em Jesus. O Espírito Santo toma posse de nós como propriedade de Jesus. Tornamo-nos sua residência constante, sua morada habitada, seu templo consagrado. Quando ele toma posse, ele nunca  abandona. A casa pode ser demolida, os materiais podem por um tempo ser depositados na sepultura; mas ele reivindica todo pó, e ele será restaurado ou reconstruído. Os materiais são os mesmos - mas, oh, a mudança que passa sobre eles! O templo é o mesmo - mas quão maravilhosamente será aprimorado!


    Vamos, por um momento ou dois, ouvir seu inspirado apóstolo sobre esse assunto: "Mas alguém pode perguntar:" Como ressuscitam os mortos? Com que tipo de corpo eles virão? "Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível, é ressuscitado imperecível; é semeado em desonra, é ressuscitado em glória; é semeado em fraqueza, é levantado em poder; é semeada corpo natural, é levantado em corpo espiritual! Ouça, eu lhe digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados - num piscar de olhos, no momento de um olhar apenas.. Pois a trombeta soará, os mortos serão ressuscitados imperecíveis e nós seremos transformados. Pois o corruptível deve vestir-se de incorruptibilidade e o mortal de imortalidade! "


    Essa mudança será efetuada pelo Espírito Santo quando Jesus vier, como lemos: "E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos estiver vivendo em você, aquele que ressuscitou Cristo dentre os mortos também dará vida aos seus corpos mortais. através do seu Espírito, que vive em você! " Agora ele imprime a semelhança de Jesus em nossas almas; então ele estampará a semelhança de Jesus em nossos corpos! Agora somos feitos como Cristo moral ou espiritualmente ; então seremos feitos como Cristo fisicamente . Corpo e alma serão como Jesus, perfeita e eternamente!
    Se meu corpo é o templo do abençoado Espírito, não posso deixar que ele cuide dele? Ou, se meu corpo é o templo do Espírito, devo temer que seja colocado na sepultura, quando Ele o possui, vigia e ressuscitará? Lembre-se, também, que Jesus disse: "Eu os resgatarei do poder da sepultura; eu os resgatarei da morte. Oh, morte, eu serei sua praga! Oh, sepultura, eu serei sua destruição!" Ele nos resgatou uma vez pelo seu sangue - ele nos resgatará glorificados pelo seu poder .


    Embora a sepultura nos receba , não será capaz de nos segurar por muito tempo . Breve vamos adormecer , e a sepultura é a câmara escura onde nós tranquilamente temos esse “sono” -  até que o dia amanheça, e fujam as sombras.


    Temos medo do nosso quarto? Estamos alarmados porque as persianas estão fechadas e está escuro? Não! Por que não? Só porque estamos acostumados. Agora não temos mais motivos para temer o túmulo do que temos para temer o nosso quarto. Lá dormiremos sã e docemente, enquanto as tempestades caem no céu, e a morte e a destruição cavalgam em triunfo por toda parte. Não seremos perturbados pelo som da trombeta ou pelo alarme da guerra. Não há dores de cabeça ou dores de coração lá. Não há suspiros profundos ou gemidos pesados lá. Não há lágrimas salgadas ou mágoas amargas lá. Não há noites sem sono ou anseios pela manhã lá. Tudo está calmo e quieto . Tudo é descanso e repouso . Tudo é segurança e  descanso .
    Bem, pode o pobre patriarca aflito gritar: "Se você me esconder na sepultura e me esconder até que sua ira passe! Se você me desse um tempo e depois se lembrasse de mim!"


    Em vez de temer a sepultura, alguém se pergunta porque muitas pessoas no Senhor não  anseiam partir. Como quando alguém cansado quer descansar depois de uma longa jornada cansativa em uma noite fria de inverno, dorme profundamente a noite toda e acorda na manhã seguinte em plena luz do dia, com a sensação de que a noite foi extremamente curta ; assim acontecerá conosco, quando, na manhã da primeira ressurreição, abrirmos os olhos, com a sensação de que pouco tempo antes, muito pouco tempo, adormecemos em Jesus .


    Mais uma vez, aprenda a olhar além do túmulo, para a residência da alma ou para o glorioso advento do Redentor. Ausentes do corpo - estaremos presentes imediatamente com o Senhor. No momento em que a alma deixa o corpo, suas preocupações e dores acabaram; e o espírito emancipado, como o pássaro que escapou de sua prisão estreita e apertada - ascende ao trono de seu Redentor, para gozar de liberdade, perfeita liberdade e alegria eterna. É apenas o caixão que é deixado para trás - a joia brilha no diadema do Salvador. É apenas a tenda que está desarmada e guardada - o habitante chegou ao fim de sua jornada e terminou sua peregrinação pelo deserto. É apenas a roupa externa que é colocada naquele guarda-roupa de madeira, terra...  o usuário está seguro e vestido com uma cobertura que é do céu.


    Deixe-me pensar, então, na minha felicidade que desfrutarei no meu estado desencarnado até a ressurreição. Deixe-me esperar com prazer o tempo em que "partir e estar com Cristo - o que é muito melhor!" Com Cristo! O que será estar com Jesus? Com Cristo! Oh, ótima ideia! Estar com Cristo, ser como Cristo, desfrutar de Cristo e eternamente honrar a Cristo! "Oh, isso será o paraíso para mim!"


    E suponha que o corpo que há tanto tempo compartilhou minhas tristezas e minhas alegrias, com as quais vivi em uma comunhão tão íntima e próxima, permaneça por um tempo na cova fria e escura. Não é por muito tempo . Jesus em breve virá requerer isso; ele o elevará, modelará como seu próprio corpo glorioso e depois a receberá para si mesmo. Ele está vindo com esse propósito de ressuscitar os corpos de seus santos e transformar os vivos. Ele nos terá com ele. Tanto o corpo como a alma foram comprados pelo sangue e estão destinados a compartilhar sua glória! Ele virá em breve. O espaço intermediário entre nossa morte e a ressurreição dos santos, mal vale um pensamento. Estaremos totalmente empregados com afeições santas perfeitas no céu no que diz respeito à nossa parte espiritual e imaterial; e nossos pobres corpos estarão seguros e inconscientes na sepultura.


    Bendito seja Deus por sua santa Palavra! Bendito seja o Senhor Jesus por trazer vida e imortalidade à luz pelo evangelho! Não vou mais olhar para o túmulo a olho nu ou como o homem natural olha; Vou olhar através do evangelho . Evangelho precioso, que planta as flores do Paraíso em torno das sepulturas dos santos e derrama a luz da glória na câmara escura da tumba! O próprio Sol da Justiça esteve confinado nela e exalou fora todas as suas umidades prejudiciais. Quando Ele se levantou, ele deixou sua mortalha para nos cobrir e o lenço que cobria o seu rosto para enxugar as nossas lágrimas e prantos.


    Temo ficar deitado onde Jesus deitou adiante de mim? Devo objetar ser embrulhado no linho que cobria seu corpo sagrado? Ele me garante que eu me levantarei novamente. Sua própria ressurreição foi o penhor disso. A manhã está chegando, em que todos os que estão em seus túmulos ouvirão sua voz. Oh, que manhã será essa! Quão brilhante, quão rosada e dourada, quão agradável! Que grande dia nos apresentará isso! Que luz brilhará sobre nós; que brisa nos tocará na face; que fragrâncias nos perfumarão; que sons nos arrebatarão; que vistas nos deliciarão; que sensações vibrarão através de nós; que prazeres deliciosos serão desfrutados por nós!


    "Você não precisará mais do sol para brilhar durante o dia, nem da lua para iluminar à noite, pois o Senhor seu Deus será a sua luz eterna, e o seu Deus será a sua glória. Seu sol nunca se porá; sua lua não cairá. Pois o Senhor será a sua luz eterna. Seus dias de luto chegarão ao fim!" Isaías 60: 19-20.


    Devemos atravessar o vale da sombra da morte? Nossos corpos devem ser colocados na sepultura? Pode ser que sim. Milhões estão lá diante de nós e milhões nos seguirão; mas "Aqueles que foram resgatados pelo Senhor retornarão. Eles entrarão em Sião cantando, coroados com alegria eterna. A tristeza e o luto desaparecerão, e serão preenchidos com alegria e júbilo!"


    Vamos, então, dispostos ser conformados com Jesus em sua humilhação, até a postura do corpo na sepultura; e viver na doce expectativa de compartilhar com ele em toda a sua glória; pois "quando Jesus, que é a nossa vida, se revelar, também seremos revelados com ele em glória!"