• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    Qual é tua identidade e propósito?





    Na cultura ocidental, quando encontramos alguém que não conhecemos, a conversa é comicamente previsível. Participe de qualquer reunião social onde você será apresentado a novas pessoas e, sem dúvida, lhe perguntarão o que você faz para viver, se você é casado ou solteiro, se tem ou não filhos e onde mora. Talvez essas perguntas sejam simplesmente o padrão que usamos para coletar informações básicas, ou talvez seja como avaliamos um ao outro. De qualquer maneira, essas são as perguntas que respondemos e muitas vezes fazemos. Cargos elevados, diplomas avançados, cônjuges de sucesso e filhos prósperos servem como capital social positivo. Obviamente, nenhuma dessas coisas nos diz muito sobre o caráter de uma pessoa ou quem ela realmente é, mas essas são as medidas que nossa cultura usa.


    Talvez seja isso que torna a introdução de Tiago na epístola que leva seu nome tão fantástica. Na era do Novo Testamento, era costume um escritor se apresentar no início de uma carta. Tiago se apresentou desta maneira: “Tiago, escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” ( Tg 1: 1 ). E ponto final.


    Estou convencido de que teria gostado de Tiago. Ele aparece como um atirador direto que não mede palavras. Vai direto na jugular sem rodeios, preocupações politicamente corretas, convenções culturais...


    A introdução de James é poderosa por algumas razões. Primeiro, ele não sentiu a necessidade de aperfeiçoar e enfeitar seu currículo ou impressionar com títulos ou elogios a si mesmo. Ele se apresentou como um escravo - servo. Esse não é o tipo de descrição de cargo que irá gerar um feedback positivo em uma festa, redes sociais... mas é evidência de um homem que conhecia seu objetivo e se sentia confiante em sua própria pele – sabendo exatamente o que ele era e nada mais... sabendo o que era importante e o que realmente o definia. É assim que ele queria ser vista e mais nada.


    Em segundo lugar, Tiago se absteve de deixar apenas o nome, mesmo sendo o meio-irmão de Jesus ( Mateus 13:55 ). Na igreja do primeiro século, quão tentador poderia ter sido se identificar como meio-irmão de Jesus? Tiago certamente associou sua identidade a Jesus, mas não como um igual, seu irmão que dividiu a vida comum com Jesus enquanto cresciam... ele se identificou como servo de Jesus. Isso revela uma mudança dramática no relacionamento deles, porque durante o ministério terrestre de Jesus, Tiago não era seguidor de Cristo ( João 7: 3-5 ). Mais tarde, porém, Tiago se convenceu de que Jesus era o Filho de Deus ressuscitado e dedicou sua vida a segui-lo. ( 1 Cor. 15: 7 ). Ao fazer isso, Tiago encontrou sua identidade e propósito e ficou livre da necessidade de impressionar alguém.


    A ironia disso tudo é que Tiago se tornou um dos líderes mais significativos da igreja do Novo Testamento. Ele liderou a igreja em Jerusalém, desempenhou um papel instrumental no Concílio de Jerusalém (Atos 15 ), escreveu a epístola de Tiago ( Tg 1: 1 ) e foi reconhecido por Paulo como um pilar da igreja ( Gálatas 2: 9 ) Mas ele não conseguiu essas coisas tentando fazer um nome para si mesmo – tentando estabelecer um ministério... com ambições carnais disfarçadas de espirituais...


    Então, o que isso significa para um seguidor de Cristo moderno que vive em uma cultura “orientada para o eu... a autopromoção?”


    Jesus fornece a medida do significado que estamos procurando ou buscando. Não há nada de errado necessariamente com títulos, diplomas e famílias florescentes. Se você é abençoado com alguma dessas coisas, deve agradecer a Deus. Mas nenhuma dessas coisas são qualidades necessárias para pessoas serem poderosamente usadas por Deus.


    Paulo escreveu: “Irmãos e irmãs, considere o seu chamado: muitos não eram sábios do ponto de vista humano, nem muitos poderosos, nem muitos de nascimento nobre. Em vez disso, Deus escolheu o que é tolice no mundo para envergonhar os sábios, e Deus escolheu o que é fraco no mundo para envergonhar os fortes. Deus escolheu o que é insignificante e desprezado no mundo - o que é visto como nada - para trazer a nada o que é visto como algo grande, para que ninguém se glorie em sua presença ”(1 Cor. 1: 26-29).


    Jesus é impressionante e, portanto, não precisamos ser. Somos livres para ser filhos de Deus, servos do rei, sem nada para provar. Nossa cultura não atribui nosso valor próprio o que a cultura define não estabelece nossa identidade... todo ensino secular sobre autoestima é insignificante para nós – Nada estabelece nossa identidade a não ser Jesus:
    “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” - Tiago 1:1