• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    Quando o especialista está fora da realidade.





    Qual será o custo e quem pagará? Essa pergunta deve ser feita. Muitos tratam o Brasil como um condomínio de Classe média alta.

    Estamos no meio de uma grande "agitação" sobre o vírus COVID-19, e isso significa que há muita discussão acalorada online sobre tudo isso. Quando certas vozes, como a minha, por exemplo, instigam todos a redescobrirem as virtudes da calma diante do perigo, um dos golpes ou provocações comuns em troca é o que diz que você, que não tem formação em epidemiologia, quer dar opinião. Assim talvez você deva demonstrar humildade suficiente para estar disposto a ouvir os especialistas. Por que você é um leigo nessas coisas, e está disposto a opinar, concluir, arriscar, sugerir ou levantar qualquer coisa ou opinião? Humm?

    Eu já ouvi isso bastante. “Mas os especialistas. . . ”

    As disciplinas se sobrepõem e se sobrepõem rotineiramente. Mas os especialistas frequentemente não sabem que se sobrepõem ou tendem a esquecer como se sobrepõem – ou fingem. Os generalistas, por definição, conhecem a natureza da sobreposição. Agora, a opinião do especialista é valiosa dentro dos LIMITES de sua disciplina, mas na área de sobreposição, ele é apenas mais um dos caras leigos. Um epidemiologista pode não saber absolutamente nada sobre economia, e como podemos permitir que ele escreva o que equivale a uma receita econômica para uma epidemia? É como um homem muito pobre indo a um médico caro e sofisticado, e o médico abastado lhe prescreve uma receita para um frasco de comprimidos que custa 20.000 Reais. O que há com o rosto chocado dele? o médico se pergunta.  Agora, por que o pobre homem está tão assustado com o preço do remédio que o médico receitou? Por que o médico está assustado com a reação do pobre homem? Esse médico pode entender um pouco da doença... mas parece não entender nada sobre a vida real das pessoas.

    Um matemático entra em uma lanchonete e pede três omeletes. Depois de um tempo, chegam dois omeletes perfeitos. O matemático naturalmente se queixa de seu omelete desaparecido, e o cozinheiro sai da cozinha para discutir o assunto com ele. E ele diz, um tanto irritado: "Eu faço omeletes aqui há vinte anos, sou especialista nisso, e não preciso de um leigo em culinária para vir aqui e me dizer como fazer meus omeletes". E o matemático responde: “Ah, mas essa é uma área em que nossas respectivas disciplinas se sobrepõem. Eu não poderia fazer um omelete assim se minha alma dependesse disso, mas como matemático profissional, sei como contá-los. E aí - ele diz, apontando para o prato -, você está vendo dois omeletes. Não três. Eu pedi três omeletes.

    A experiência em uma área não é transferida automaticamente para a experiência em outras áreas. Só porque alguém é o segundo melhor jogador de futebol do Barcelona, não significa que ele saiba como identificar o melhor perfume masculino. Ele pode , mas não sabemos.

    Essa é uma falácia comum que acontece o tempo todo à nossa volta. É verdade que, às vezes, um ignorante simplesmente aparece, falando do que ele não sabe. Os especialistas reviram os olhos para isso, pois têm todo o “direito” de fazer. Mas outras vezes especialistas pensam que as pessoas ficaram fora de sua pista quando eles são os únicos que não conseguiram reconhecer os parâmetros  da realidade. Eles não conseguiram reconhecer que haviam se desviado para uma área onde as disciplinas se sobrepõem.

    Um dos melhores exemplos desse tipo de erro pode ser visto nas linhas de abertura do Cosmos de Carl Sagan . "O Cosmos é tudo o que é ou foi ou sempre será." Agora Sagan era um astrônomo profissional e astrofísico, e eu ou você podemos não saber como administrar um observatório caseiro mais do que o hipotético matemático poderia fazer um omelete. Mas se você fosse formado em filosofia, poderia ver imediatamente que Sagan abriu todo o seu argumento com alguma filosofia amadora e uma filosofia decadente, e não com astronomia. Não era sua área de especialidade. Não há como Sagan olhar através de um telescópio e ver o materialismo filosófico. Mas ele fingiu falar sobre o que ele era especialista – Astronomia – quando estava na verdade falando sobre filosofia – na qual era péssimo.


    Portanto, os epidemiologistas podem nos dizer o que provavelmente acontecerá se todos com coronavírus  atingirem três pessoas e se essas três pessoas tossirem em três outras. Mas os epidemiologistas NÃO PODEM nos dizer quais serão as ramificações econômicas se cada último cidadão se esconder em seus porões por três semanas ou um mês, dois... Eles não têm ideia.
    Modelagem por Computador não é Ciência.

    O método científico pelo qual devemos agradecer é um método que se submete à possibilidade de falsificação. Isso vai soar meio "antiquado", mas meu argumento aqui é que a ciência "antiquada" é precisamente o que precisamos agora. Precisamos de dados , não de especulações de alta velocidade.

    A ciência real desenvolve uma hipótese e depois cria um experimento que testa essa hipótese. O experimento é feito, os fenômenos são observados, os resultados são registrados e outros devem ser capazes de fazer o mesmo experimento e obter os mesmos resultados.

    Modelagem por computador, no entanto, é algo totalmente diferente. A modelagem computacional é uma ferramenta que pode ser usada pela ciência, se os cientistas forem criteriosos. Mas deve-se reconhecer que boa parte da comunidade científica contemporânea foi conquistada por ideologias, não por dados científicos, e se você duvida disso, vá e conte todas as falsas profecias que foram lançadas sobre a mudança climática .  Segundo diziam, desde 2016 não deveria haver mais gelo nos polos. Aquelas eram profecias baseadas em modelos de computador , e eram tão boas quanto as suposições que eles usavam. Se você cozinhar um monte de repolho, o resultado final será repolho cozido - não tem como ser outra coisa.

    Isso ocorre porque a modelagem por computador é governada por outro conjunto de regras. E essas regras são boas e tudo, mas é preciso lembrar que elas são inteiramente as regras de outra disciplina. E uma das regras fundamentais da modelagem por computador é a regra GIGO. E GIGO significa "Garbage In Garbage Out". Na prática é o seguinte, se “lixo” é colocado pra dentro, então o que sairá pra fora também será “lixo”. Nada mais justo: se eu entrar com dados inválidos em um software, evidentemente os resultados gerados por ele também serão inválidos.

    Um modelo de computador é tão bom quanto as suposições que são introduzidas nele. O computador faz tudo correr muito, muito rápido e pode fornecer uma exibição com “autoridade”, mas se especulações selvagens forem inseridas no modelo, o que você verá na outra extremidade será como serão as especulações selvagens depois de serem lançadas contra uma parede de tijolos em alta velocidade.

    Mas, por alguma razão, os tipos de estabelecidos de especialistas não são vistos tão duvidosos quanto à modelagem de computadores como deveriam ser. Ainda assim todos devem se lembrar da Regra Suína Gadarena. Só porque um grupo está em formação não significa que eles saibam para onde estão indo.


    Não somos contra a modelagem computacional, assim como não somos contra o cozimento de repolho. Mas o como eu pessoalmente cozinho o repolho não é ciência, e colocar suposições histéricas em um computador também não é ciência. E é com esse tipo de coisa que governantes sérios não devem ter nada a ver.

    Um ponto relacionado é que esta é a nossa primeira pandemia de mídia social. Durante a peste negra e a gripe espanhola, os níveis de pânico foram altos. Mas imagine o que teria acontecido se o mundo medieval estivesse de posse da mídia social. As chances são excelentes de que o pânico se alastrasse muito mais rapidamente, bodes expiatórios arbitrários e culpas teriam ocorrido muito mais rapidamente, e muito mais judeus e “bruxas”  teriam sido queimados muito antes.

    Mas minha preocupação aqui é que as medidas que estão sendo adotadas e propostas atualmente vão prejudicar a economia e esmagar as liberdades civis... Você precisa ouvir as pessoas que são especialistas nessas áreas. O custo humano do nosso pânico atual, em minha opinião, logo diminui o possível custo humano do próprio coronavírus. Essa visão pode estar certa, ou pode estar errada, mas o que está realmente errado é que a questão nem está sendo examinada. Se mantivermos essa debandada, qual será o custo e quem pagará? Esta não é uma pergunta irracional.


    Uma coisa é certa - como alguém disse na rede - Para grande parte do Brasil, que nem faz ideia de como é a vida com três refeições por dia, falar em estoque de comida e  feriadões sem fim é coisa de Napoleão de hospício. O Brasil não é um condomínio de classe média.

    O coronavírus não transformou o Brasil num gigantesco bairro de classe média, envolvido por um anel de grandes casas habitadas por gente abastada para que alguém diga que para vencer a pandemia, basta trancar-se em casa e esperar que o inimigo, cansado de atormentar estrangeiros, volte para a China.

    Qual será o custo e quem pagará? Essa pergunta deve ser feita. 

    Adaptação e contextualização feita livremente sobre um artigo de D. Wilson.