• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    O distanciamento social coloca uma tremenda pressão sobre nossas almas.





    “Tenho muito que lhes escrever, mas não é meu propósito fazê-lo com papel e tinta. Em vez disso, espero visitá-los e falar com vocês face a face, para que a nossa alegria seja completa.” - 2 João 1:12


    Nós queremos alegria completa! Meu coração dói em não podermos estar juntos no culto solene. Essa dor não diminuirá... até que o culto público esteja de novo em nosso dia a dia. Em todo verdadeiro cristão há essa necessidade de se conectar pessoalmente... por que sentimos isso tão profundamente?


    A Trindade eterna.


    De uma perspectiva teológica, nossa resposta está no fato de que nós, seres humanos, somos feitos à imagem de nosso Deus Triúno. Veja bem, Deus existe dentro e como uma comunidade em perfeita harmonia, amor e comunhão mútua. Isso é conhecido como "pericorese".


    Como seres humanos, somos muito mais que físicos; somos profundamente relacionais e profundamente espirituais. O distanciamento social coloca uma tremenda pressão sobre nossas almas.


    Nas cenas iniciais das Escrituras, vemos tantas coisas lindas e perfeitas.


    “Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o sopro da vida, e o homem se tornou um ser vivo.” - Gênesis 2: 7


    Este momento é belo porque captura Deus delicadamente, gentilmente, intencionalmente, criando cuidadosamente Adão. Ele não é um ferreiro coberto de fuligem, batendo o martelo no aço em meio ao fogo em uma oficina escura. Em vez disso, parece mais as esculturas delicas de vidro na fotos desse artigo.


    No começo, não havia distanciamento social entre Deus e Adão. Em vez disso, eles estão em comunhão face a face. Enquanto eles estavam assim, Deus ainda via seu trabalho como incompleto. Alguém estava faltando. Isso não é porque Deus era insuficiente para atender às necessidades de Adão. Deus simplesmente não havia terminado completamente de criar seres à sua imagem - uma "comunidade" como a Trindade. Então Deus criou Eva e a trouxe para Adão; não havia distanciamento social entre nenhum deles. Deus, Adão e Eva.


    Fazemos parte disso juntos.


    Durante o primeiro e o segundo Testamentos, vemos o povo de Deus se unindo para adorá-lo (Êxodo 7:16, por exemplo). Isso ocorre porque nossa relação com Deus em Cristo não é um relacionamento privatizado singular que fazemos em nossas cabeças apenas - entre nós e Deus. Antes, nossa fé é profundamente comunitária. Na encarnação, vemos Jesus abençoar a criação. Na igreja, há uma ênfase repetida na reunião (1 Cor. 11: 23-26 '; Hb 10:25; Col. 2: 1). Até o apóstolo João expressou seu descontentamento em usar a tecnologia como um meio de comunicação com os santos. Ele escreve:

    “Tenho muito que lhes escrever, mas não é meu propósito fazê-lo com papel e tinta. Em vez disso, espero visitá-los e falar com vocês face a face, para que a nossa alegria seja completa.” - 2 João 1:12


    Isso não ocorre porque há algo de ruim no papel e caneta ou, no nosso caso, smartphones e computadores. João simplesmente sabia que a tecnologia (Papel e Caneta nos dias dele), embora extremamente útil, simplesmente não pode competir com a alegria que é sentida quando os santos se unem no culto à Trindade como a Trindade é em si mesma – uma “comunidade”.


    É por isso que dói. Enquanto isso, não desprezaremos a tecnologia. Live, Online, FaceTime, Zoom não são o que estamos acostumados nem é ideal, nem o propósito de Deus para como a igreja deve ser. No entanto, é com isso que devemos trabalhar nesse meio tempo e, portanto, somos gratos a Deus por termos tecnologia a nossa disposição – como João tinha o papel e a caneta - ao mesmo tempo se temos um novo coração, somos obrigados a falar junto com João:


    “Tenho muito que lhes escrever, mas não é meu propósito fazê-lo com papel e tinta. Em vez disso, espero visitá-los e falar com vocês face a face, para que a nossa alegria seja completa.” - 2 João 1:12