• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    Podemos cantar no meio de uma pandemia?




    Toda a igreja é chamada para se engajar na missão de Deus. Pensar nisso é particularmente oportuno porque estamos vivendo em meio a uma pandemia global em que todos os países, estados, empresas, famílias e indivíduos estão sendo afetados.


    Estamos vivendo em um mundo que está mudando rapidamente. As coisas estão em fluxo. Parece ainda mais apropriado (como devemos fazer em qualquer época ) preceder todas as afirmações com: “Se Deus quiser ...”, reagendaremos ou nos reuniremos novamente naquele momento... Mas mesmo em um mundo em fluxo, temos um Deus imutável, firme, fiel e sempre presente; Jesus ainda está sentado em seu trono, Romanos 8:28 não desapareceu de nossas Bíblias este mês, e o sol continuará a brilhar depois de tudo.


    Em meio a uma pandemia global, há uma tentação de pensar que a vida está em pausa nos próximos 1,2... meses – quem sabe?. Mas, ao longo da história e nas páginas das Escrituras, quando as coisas pioraram, o povo de Deus continuou. Nos dias maus e sombrios, as boas novas de Deus brilham mais intensamente. Então, quero fazer a pergunta: O que Deus poderia fazer por meio de seu povo para edificar e fortalecer a igreja?


    Meu ponto principal é que Jesus lidera sua igreja, dando seus líderes para equipar os santos para ministrarem uns aos outros, a fim de se parecerem cada vez mais com Cristo. Esse é o papel de toda a igreja. A igreja não é um grande divã, onde cada membro se deita um de cada vez, cada um na sua hora para cuidar de si mesmo, o que é comum numa era terapêutica.  Paulo está preocupado que os efésios não sejam imaturos e ingênuos como crianças. Muitos querem ser tratados como crianças, particularmente e o tempo todo... é mais fácil alguém dizer para nós o tempo todo o que fazer. Como Paulo os descreve? Como aqueles que são "lançados de um lado para o outro pelas ondas e levados por todos os ventos da doutrina". A imagem aqui é a de uma criança nas ondas de um oceano - elas são lançadas em todas as direções, sem lastro, sem ancoragem e sem capacidade de suportar o empurrão e a tração das ondas.


    A igreja é preparada para isso de uma forma peculiar. Quando queriam que os apóstolos se dedicassem a mil coisas, eles responderam: “Quanto a nós, nos devotaremos à oração e ao ministério da Palavra.” Atos 6.4. Por que isso era tão essencial?


    Vamos percorrer a passagem de Efésios 4: 11–16 (que é uma frase longa e extensa no grego original).

    Meu objetivo é nos ajudar a responder com fé e não com medo em meio a uma pandemia global.

    Compreendendo Efésios 4: 11–16

    "E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
    com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado,
    até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.
    O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.
    Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.
    Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função." - Efésios 4:11-16


    Efésios foi escrito pelo apóstolo Paulo. Ele passa os capítulos 1–3 relatando o que Deus realizou na salvação e quem são verdadeiramente os crentes em Cristo. Nos capítulos 4–6, ele se volta para instruí-los sobre como viver como o povo de Deus. Nessa seção no capítulo 4, Paulo se volta para instruir os efésios sobre a natureza e o design da igreja. Respondendo essencialmente à pergunta: "Por que a igreja é importante?"

    O esboço básico de Efésios 4: 11–16 é o seguinte:

    O dom de Cristo: Jesus dá graça a todos e líderes à igreja (Efésios 4: 7, 11)
    O Propósito de Cristo: Equipar os santos para o ministério (Efésios 4:12)

    Objetivo de Cristo: Para que ...

    a) Os crentes tenham maior conhecimento de Cristo (v. 13)
    b) Os crentes tenham maior discernimento do erro (v. 14)
    c) Os crentes se assemelhem cada vez mais a Cristo (vv. 15–16)

    A Graça...

    Lemos em Efésios 4: 7: "Mas a graça foi dada a cada um de nós de acordo com a medida do dom de Cristo". Isso está exatamente no ponto em que cada membro recebeu Graça para serem usados ​​para o bem comum.

    Isso deve nos lembrar que Cristo não é apenas a cabeça da igreja, não apenas Cristo dá Graça ao seu povo para servir, mas Cristo está governando e reinando do alto para usar, equipar e capacitar sua igreja para um serviço significativo . Vemos no versículo 7 que a graça foi dada "de acordo com a medida do dom de Cristo", sugerindo que a graça é dada não a esmo, mas soberanamente, sabiamente e de acordo com o desígnio de Cristo para o bem da igreja.

    Então, em Efésios 4: 11–12, ele destaca como dons específicos que são dados para equipar o corpo: “E ele deu aos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para equipar os santos para a obra do ministério. ” Esses papéis de liderança desempenharam um papel crítico no estabelecimento de igrejas locais e estão envolvidos no trabalho de proclamação e aplicação da palavra de Deus.

    O objetivo

    Mas o que é fundamental não é a distinção entre líderes e leigos, de pastores e membros, mas qual a razão de Deus dar os líderes? Ele os deu com o objetivo de equipar as pessoas para o serviço, para o ministério.


    O que é “a obra do ministério”, então, que Paulo tem em vista? Ele imediatamente segue isso dizendo: "para edificar o corpo de Cristo". O fluxo de argumentação é mais ou menos assim: Jesus está a Direita do Pai, mas dá seu Espírito e dons a cada membro da igreja para usar. Alguns recebem dons para equipar os santos - todos os membros – através as proclamação comunitária da Palavra - para que possam realizar a obra do ministério. A igreja nunca deve ter 3% que faz 97% do trabalho, mas, em vez disso, alguns equipam muitos para 100% do trabalho. Essa obra é a construção mútua do corpo de Cristo. É por isso que seus pastores estão tão ansiosos para pregar e ministrar a palavra de Deus para você nestes dias. Queremos equipá-lo nestes tempos únicos e sem precedentes para ministrar bem.


    Isso nos leva à questão de que tipo de construção de Paulo tem em vista aqui. Isso é essencialmente o que o resto da passagem responde para nós. Lembre-se, os versículos 11–16 funcionam como uma sentença longa e extensa no grego, e há três objetivos principais do ministério cristão que encontramos nos versículos 13–16. A construção mútua do corpo tem três objetivos em vista:


    Os crentes terem um maior conhecimento de Cristo (v. 13)
    Os crentes terem um discernimento maior do erro (v. 14)
    Os crentes devem se parecer cada vez mais com Cristo (vv. 15–16)

    Três Objetivos

    # 1: Os crentes devem ter maior conhecimento de Cristo (v. 13)

    Observe que no versículo 13 há três frases preposicionais, todas inter-relacionadas ao crescimento em maturidade e conhecimento. Para que cada um possa saber se relacionar com todas as coisas de forma que Cristo seja glorificado. Diz até que TODOS alcancemos ...

    à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus,
    amadurecer e nos tornarmos adultos,
    à medida da estatura da plenitude de Cristo

    Não são três ideias separadas, mas três aspectos diferentes de um objetivo singular que Paulo tem em vista para os efésios. O primeiro aspecto é um conhecimento completo e pleno de sua fé, a saber, a do Filho de Deus. O segundo é o do crescimento maduro até ser adulto -  ou de um corpo corporativo maduro. Paulo quer que a igreja seja a mais madura possível, contrastando isso com as crianças no versículo seguinte – crianças precisam ser supervisionadas momento após momento – não é isso que um cristão deve ser. Devemos ser maduros e não imaturos em nossa abordagem de conhecer a Cristo e relacionar todas as situações da vida a glória dele.. Terceiro, atingir a medida da estatura da plenitude de Cristo. Isso é plena maturidade e tornar-se mais parecido com o próprio Jesus Cristo.


    Isso deve lembrar 2 Coríntios 3:18, onde o povo de Deus não é como Moisés com um véu sobre o rosto, mas “todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, estamos sendo transformados à mesma imagem. um grau de glória para outro." Uma transformação ocorre quando o povo de Deus trabalha e se esforça juntos, a medida que corporativamente estão sendo edificados pela pregação da Palavra, para edificar uns aos outros em Cristo. Um efeito de contemplação ocorre e somos transformados... é inexorável no homem regenerado.

    Essa é uma maturidade holística que Paulo tem em vista. Ele quer que a cabeça e o coração do crente sejam transformados para que toda a pessoa se pareçam mais com Jesus. Em cada situação que viveu, Cristo estava focado em como nela o Pai seria glorificado.


    Não desperdice, por exemplo, seu auto-isolamento! Use esse tempo para incentivar outras pessoas a lerem a Bíblia, usarem os meios disponíveis para crescerem no conhecimento dele, desligar por um momento o fluxo constante e sem fim de notícias, mídias sociais e todo esse barulho para orar, orar e orar um pouco mais e contemplar a glória do Senhor. O medo se banqueteará com seu isolamento, a menos que você alimente sua fé na palavra de Deus. As mídias sociais exacerbam seu auto-isolamento, mas através da oração você se comunica com Deus que detém todas as coisas.

    O objetivo da igreja - em tempo de guerra e em tempos de paz, em crise e agitação global, em colapso dos mercados de ações, em acumulação e medo - permanece o mesmo: parecer mais com Jesus. E ainda faremos isso melhor quando o mundo ao nosso redor estiver com medo, ansioso e cuidando apenas de si e de seu próprio estoque de papel higiênico.

    Objetivo nº 2: Os crentes têm maior discernimento do erro (v. 14)

    Um segundo objetivo dos crentes que edificam o corpo de Cristo é ser capaz de discernir erros. Como dissemos no início, Paulo está preocupado que os efésios não sejam imaturos e ingênuos como crianças. Muitos querem ser tratados como crianças, particularmente o tempo todo... é mais fácil alguém dizer para nós o tempo todo o que fazer. Como Paulo os descreve? Como aqueles que são "lançados de um lado para o outro pelas ondas e levados por todos os ventos da doutrina". A imagem aqui é a de uma criança nas ondas de um oceano - elas são lançadas em todas as direções, sem lastro, sem ancoragem e sem capacidade de suportar o empurrão e a tração das ondas.

    Em toda minha vida quando estava na praia em dias que o mar estava mais agitado, bombeiro diziam para ter cuidado com as correntes. Você vai conseguir  nadar contra as correntes, porque elas seriam fortes demais. Você se cansaria e provavelmente se afogaria. Você tinha que nadar perpendicularmente às correntes antes de nadar de volta à costa. Paulo quer que os efésios não sejam enganados por falsos ensinamentos que talvez sejam ameaças abaixo da superfície que não são facilmente vistas ou discernidas, a menos que um crente seja alguém com discernimento e maduro. Não uma criança tola.

    Ele tem em mente que você não deve acreditar em tudo que você ouve de pessoas só porque são influentes. Não seja ingênuo. Não se esqueça de utilizar o discernimento bíblico medindo tudo o que você ouve em relação ao que as Escrituras ensinam sobre um tópico ou questão específico. Cada membro deve ser capaz disso pelo que aprendeu através de pregação bíblica criteriosa – e não ficar dependendo nisso e em qualquer outra situação da vida de supervisão sobre o que fazer como se fosse uma criança depois de tanto tempo.

    Combater o falso ensino é um projeto comunitário. Falsas ideologias, falsas filosofias e ensinamentos que buscam minar o ensino da Bíblia. Como o humanismo secular, por exemplo. Mas também precisamos dessa conscientização agora em nossa situação atual em como lidamos com o coronavírus... como lidamos com essas duras realidade... somos meras crianças que as ondas levam... ou somos, como devíamos ser, capazes mesmo de saber glorificar a Cristo e ministrar a outros? O que estávamos fazendo todo esse tempo com os sermões e cultos que prestávamos comunitariamente? Sendo preparados para sermos adultos em todas essas questões.

    A verdade do Salmo 46: 1 não mudou: "Deus é nosso refúgio e força, uma ajuda muito presente na angústia."


    Objetivo 3: Os crentes devem se parecer cada vez mais com Cristo (vv. 15–16)

    Terceiro, os crentes devem cada vez mais se parecer com Cristo. É assim que eu entendo o chamado de "crescer em todos os sentidos para com o cabeça, para Cristo". A infantilidade está sendo soprada e lançada pelo vento, mas quando estamos crescendo em Cristo, o corpo de Cristo trabalha junto, unido e mantido unido por cada junta. Cada membro, e não alguns, está trabalhando ativamente junto na edificação do corpo. Não trabalhamos individualmente para o auto-aperfeiçoamento, mas nos esforçamos corporativamente em direção à semelhança com Cristo. Paulo chama o corpo a trabalhar junto em direção à fidelidade doutrinária, associada a uma cultura cristã.

    A igreja é o principal veículo de Deus para promover a transformação mundial. Considere isso por um momento. O corpo - a igreja de Cristo - está unido a Cristo, a cabeça, e deve trabalhar junto com seus diversos dons para edificar o corpo. Este é o nosso chamado na vida. É maior do que nossas atividades e ambições individuais. Você ora para que Deus faça crescer sua igreja, faça avançar seu reino e que seu povo se pareça cada vez mais com Cristo? Essa deveria ser uma das nossas principais orações.


    O evangelho nos diz que vivemos em um mundo cheio de quebrantamentos. Se não é uma pandemia, então guerras e rumores de guerra, colapso financeiro e desastres naturais e não naturais. Sentimos essa fragilidade em nosso âmago, porque todos estamos aquém do padrão perfeito de Deus. Pecamos, falhamos e buscamos satisfação em todos os lugares errados. Jesus veio resgatar os pecadores das algemas do pecado e do sofrimento, para que pudéssemos ter perdão dos pecados, esperança eterna e paz no meio de uma tempestade. Jesus, quando viveu aqui na terra, acalmou literalmente uma tempestade furiosa, gritando "Paz, fique quieta!" E ele pode fazer o mesmo em seu coração.


    Para aqueles que têm medo, Isaías 41:10 nos lembra: “Não temas, porque estou contigo; não se assuste, porque eu sou teu Deus; Eu te fortalecerei, te ajudarei, te sustentarei com a minha destra fiel” Verdades como Isaías 41:10 são dadas para dias e horas como esta. Ponha Deus Todo-Poderoso à prova e ele será fiel e verdadeiro. Vá para Jesus! Desligue o telefone, pare de rolar páginas na rede, pare de ler as atualizações e caia de joelhos e vá para a Fonte de esperança e paz em tempos de dificuldade – e em todo tempo.



    Há um intercâmbio entre Frodo e Gandalf na Sociedade do Anel de Tolkein, onde Frodo observa a Gandalf: "Eu gostaria que isso não tivesse acontecido no meu tempo". Gandalf responde: “Eu também, e todos os que vivem para ver esses tempos, mas isso não está em nosso poder decidir. Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é concedido.” Isso parece especialmente apropriado. Preferíamos que o COVID-19 não fizesse parte de nossas memórias e experiências coletivas, mas é uma oportunidade única para o povo de Deus mostrar a esperança que temos em Cristo.

    Tenho certeza de que muitos de nós que lemos o livro de Atos uma ou duas vezes já pensamos: "Gostaria de saber como seria viver nesse tempo". Nunca saberemos, mas teremos oportunidade - diante da crise global - de nos dedicar ao ensino, à comunhão, à oração...

    À medida que mais e mais pessoas foram convidadas a ficar em casa e se colocarem em quarentena, um vídeo de várias celebridades e estrela de cinema cantando a música "Imagine" de John Lennon começou a circular. A letra dizia…

    Imagine que não haja Paraíso
    É fácil se você tentar
    Nem exista inferno abaixo de nós
    Acima de nós, apenas o céu
    Imagine todas as pessoas
    Vivendo apenas o presente...

    Ou seja. Sem Deus...     sem Céu... só o agora e depois o Nada - só o materialismo ateísta...

    É um pensamento triste e deprimente. Combina com um mundo sem Deus, sem recursos, sem paz...

    Mas, como o povo de Deus - como todos os que foram antes de nós - a fé cristã é uma fé que nos faz cantar. Os cristãos - diante de uma pandemia global e todo tipo de perigo - são um povo que canta. Podemos proclamar com o coração cheio de fé:

    Aleluia, louvado seja Aquele que me libertou...
    Aleluia, a morte perdeu seu poder sobre mim...
    Onde está ó morte a tua vitória?
    Jesus  quebrou todas as correntes do pecado...
    Há salvação em Seu nome...
    Em todas as coisas somos mais que vencedores...
    Jesus Cristo, minha esperança viva e eterna...

    Essa é uma música melhor para cantar. Ore comigo para que Deus introduza muitos mais para se juntar a nós nesse grande refrão e na adoração ao Deus Todo-Poderoso, que está trabalhando em todas as coisas para sua glória, para seus propósitos e para o bem daqueles que o amam, que foram chamados segundo o seu propósito.