*
Primeiro, fé não é credulidade. O americano H.L. Menvhekn, crítico anti-sobrenaturalista do cristianismo, certa vez afirmou que “a fé pode ser definida concisamente como sendo uma crença ilógica na ocorrência do improvável”. Mas Mecken errou: Fé não é credulidade. Ser crédulo é ser ingênuo, completamente desprovido de qualquer crítica, sem discernimento, até mesmo irracional, no que crê. Porém é um grande erro supor que a fé e a razão são incompatíveis. A fé e a visão são postas em oposição, uma à outra, nas Escrituras, mas nunca a fé e a razão. Pelo contrário, a fé verdadeira é essencialmente racional, porque se baseia no caráter e nas promessas de Deus. O crente em Cristo é alguém cuja mente medita e se firma nessas certezas.
*
Em segundo lugar, fé não é otimismo. Nisso é... (Para continuar clique aqui).
*
Este texto está no tópico - Artigos
1 comentários:
Tiago 2:14-18
No Brasil 82% da população vive nas cidades e 25% dos 6 Bi da Terra vivem em favelas e acampamentos dos sem-terra, dentro das cidades. Isso tudo representa um grande desafio para as igrejas que estão nas cidades! Mais de 2 Bi sofrem com a fome. Morrem anualmente 12 milhões de crianças de fome. 800 milhões passam fome. No Brasil, o problema não é a falta de alimento, mas o acesso a ele!!!!
A distribuição injusta de renda nos revolta: 2/3 dos habitantes do mundo ganham menos de 2U$ Dia. No Brasil cerca de 90% da população vive com 15 a 20% da renda do país.
A pobreza domina as nossas cidades e no campo a situação é pior ainda. Nas cidades variam o índice de pobreza ficando entre 35% a 75%. Mas é bom que se diga que a pobreza recebeu uma nova classificação, segundo a Sociologia atual: Pobreza; Miséria; Miséria Absoluta.
Algo que me intriga bastante: Por que crescem o número de igrejas nas comunidades carentes e elas continuam carentes? Por que não muda? –Ilust.: Exceção a Igreja Metodista da Torre/Recife/Pe que abriu suas portas para os favelados inundados e hoje está construindo casas para todos.
Todo esse quadro social desafia a igreja hoje e principalmente a nossa fé! Dá para viver o cristianismo sem se preocupar com os famintos? Dá para apresentar o nosso discurso cristão sem a prática correspondente? Sim, mas cairá no vazio e total descrédito!! Foi o que TIAGO tentou nos alertar....! Fé sem obras é morta!
I - Fé em ação nos leva às obras
Tiago nos dá 2 exemplos: Abraão em Tiago 2:21-22; RAABE em Tiago 2:25 e JOS 2:8-11 (Declaração de fé que a levou às obras)!
Seria Loucura sacrificar a vida de um filho? – Sim!! Mas vejam só a declaração de Fé: Gen 22:7-8
Seria loucura arriscar-se pelos espias? – Sim! Mas Raabe acreditou no Deus deles e sabia que a sua única chance de sobrevivência era tentar conseguir o favor desse Deus!
Seria loucura acreditar que Deus irá prover os recursos para a construção do nosso templo? – SIM! Mas nós sabemos e conhecemos o Deus a quem nós servimos!!!
Seria loucura entregar o dízimo, mesmo estando com dívidas e aperto financeiro? – Sim!! Mas pela fé nós entregamos e o Senhor Honra a nossa Fé!!! Mas aquele que tem a Fé Morta nada disso faria!!
Deus nos desafia a Ter uma Fé VIVA e não Morta!!! – Heb 10:38 "mas o meu justo viverá pela fé..."
Mesmo que só tenhamos 5 pães e 2 peixes, entreguemos ao Senhor, com fé e alimentaremos multidões!
II – Fé em ação nos leva ao amor
A Sociedade está cansada de discurso sobre a nossa fé em Jesus! Ela está querendo ver isso de forma concreta, palpável...!
Ilust.: O Bom Samaritano!- Amarás ao próximo... E quem é o meu próximo?? E Jesus perguntou: Quem foi o próximo do que estava caído, quem verdadeiramente demonstrou em Amor a sua Fé?... – Quem é o seu próximo? A Quem Deus tem nos apresentado no caminho da nossa fé, no caminho da igreja, para que demonstremos a nossa Fé pelo Amor? – Adianta alguma coisa dizer que tem fé e não demonstrá-la em amor?
Adianta ter uma Fé que não se transforma em Amor? – (V.15-16) – Alegorizar: ... abraçar o irmão, orar por ele e dizer: Deus vai resolver!!! E depois despedi-lo sem nada de concreto!! Philippe Maury: "Não existe o amor a Deus sem o amor ao próximo e não se pode amar o próximo sem lhe falar de Deus"!
III- Fé em ação nos leva à salvação
A grande preocupação de Tiago era a seguinte: Fé Morta salva alguém???? (V.14b)
Nossa Teologia é muito clara: A Salvação vem pela fé! Ela não vem pelas obras! (Ef 2:9)! E por uma interpretação errônea, muitos deixaram de praticar as Boas Obras, deixaram a sua fé Morrer!!!
Será que algum membro de Igreja ouvirá Naquele Dia: Mat 25:41"Apartai-vos de mim porque tive fome, sede... ! Ah! Senhor! Eu não sabia! Eu pensei que não precisava fazer nada disso! Que só era falar que tinha Fé em Jesus e guardar essa fé...!!
Conclusão: Quantas vezes eu me revolto, me aborreço, de ver tanta injustiça social, fome, miséria, analfabetismo, gente comendo palma... desigual distribuição de renda, aumento de R$6,00 no SM...Muitas vezes até procuramos culpados... Mas que tal transformamos essa triste realidade numa excelente oportunidade de crescimento para a Ig? Que tal aproveitarmos essa situação para Colocarmos a Nossa Fé em Ação????
A Fé é uma força que Deus deu ao homem capaz de realizar coisas e obras inimagináveis!
Postar um comentário