Uma grande parte do livro de Êxodo e quase todo o livro de Levítico relatam o ritual ou lei cerimonial de Moisés; que era peculiarmente dada aos filhos de Israel; mas tal 'jugo', diz o Apóstolo Pedro, 'nem nossos antepassados, nem nós seríamos capazes de suportar'. Nós estamos, por conseguinte, libertos dele: E isto é uma das ramificações da 'liberdade com a qual Cristo nos tem feito livres'. Ainda assim, é fácil observar que muitos preceitos morais excelentes estão entremeados nessas leis cerimoniais. Diversos deles, nós encontramos nesse mesmo capítulo: Tais como:
'Semelhantemente, tu não rabiscarás a tua vinha; nem colherás os bagos caídos da tua vinha; irás deixá-los aos pobres e ao estrangeiro. Eu sou o Senhor vosso Deus' (Levítico 19:10).
Você não deve roubar ou mentir um ao outro. 'Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade, cada um com o eu próximo' (Levítico 19:11).
'Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até à manhã' (Levítico 19:13).
'Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas terás temor do teu Deus. Eu sou o Senhor' (Levítico 19:14). Como se ele tivesse dito: "Eu sou aquele cujos olhos estão sobre toda a terra, e cujos ouvidos estão abertos ao clamor deles".
'Não fareis injustiça no juízo; o que os homens compassivos podem estar tentados a fazer; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo', para o que existem milhares de tentações (Levítico 19:15).
'Não andarás como mexeriqueiro, entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor'. Embora este seja um pecado que as leis humanas nunca tinham sido capazes de evitar.
Então segue: 'Não aborrecerás a teu irmão no teu coração;não deixarás de repreender o teu próximo,e nele não sofrerás pecado' (Levítico 19:17).
Com o objetivo de entender essa importante direção, corretamente, e aplicá-la de maneira proveitosa para nossas almas, vamos considerar:
I. O que devemos repreender ou reprovar? Qual é a coisa que está aqui ordenada?
II. Quem eles são, a quem somos ordenados a reprovar? E…
III. Como deveremos reprová-los?
I
1. Vamos considerar, Primeiro, qual o dever que está aqui prescrito? O que é isto que devemos repreender ou reprovar? Dizer a cada um de suas faltas; como claramente aparece das palavras seguintes: 'Você não sofrerá pecado nele'. O Pecado é, portanto, a coisa que nós somos chamados a reprovar; ou, preferivelmente, a ele que comete pecado. Nós devemos fazer tudo o que está em nós para convencê-lo de sua falta, e conduzi-lo ao caminho certo.
k
k
Este texte está em - Artigos Teológicos






0 comentários:
Postar um comentário