De conformidade com a primeira dessas maneiras de ação divina, parece ter sido dito isto: “Ele remove a palavra aos verazes e da razão priva os anciãos [12.20]; retira o entendimento àqueles que estão à frente do povo da terra, por lugar sem trilha os faz errar” [Jó 12.24]. Igualmente: “Qual a razão por que nos enlouqueceste, Senhor, e o coração nos endureceste, para que não te temamos?” [Is 63.17]. Ora, na verdade, estas passagens indicam antes que espécie de homens Deus os faz ao desertá-los, de modo que neles executa sua obra.
Há, porém, outros testemunhos que vão além, os quais tratam do endurecimento de Faraó: “Endurecerei o coração de Faraó para que não vos ouça [Ex 7.34] e deixe o povo ir” [Ex 4.21]. Em seguida, diz haver-lhe feito pesado o coração e havê-lo enrijecido. Endureceu-o, não o amolecendo? De fato foi isso que aconteceu. Entretanto, Deus fez algo mais, pois o entregou a Satanás a fim de estribar seu coração na obstinação. Do quê havia dito antes: “Mas eu lhe endurecerei o coração” [Ex 4.21].
O povo sai do Egito. Os habitantes da região vêm-lhe ao encontro com espírito hostil. Incitados de onde? Moisés assevera ao povo expressamente que fora o Senhor quem lhes endurecera o coração [Dt 2.30]. Além disso, narrando a mesma história, diz o Profeta que ele lhes volvera o coração para que tivesse seu povo em ódio [Sl 105.25]. Já não podes dizer que haviam tropeçado porque foram destituídos do conselho do Senhor. Ora, se eles são “endurecidos” e “volvidos”, logo são a
isto mesmo deliberadamente inclinados.
Além disso, sempre que lhe aprouve punir a transgressão do povo, como levou a bom termo sua obra mediante os réprobos? De tal modo que vejas que a eficiência do agir esteve nele e que eles simplesmente contribuíram com o desempenho. Pelo que, ora ameaçava convocá-los com seu assobio [Is 5.26; 7.18], ora usava os ímpios como uma rede para emaranhá-los [Ez 12.13; 17.20]; ora como um malho para ferir aos israelitas [Jr 50.23]. Mas, especialmente então declarou que não está neles ocioso, quando um machado chama a Senaqueribe, o qual, para cortá-los, fora não só
designado, como também impulsionado por sua mão [Is 10.15]. Atiladamente, assim define Agostinho a matéria em certo lugar: “Que os maus pequem, isso eles fazem por natureza; porém que ao pecarem, ou façam isto ou aquilo, isso provém do poder de Deus, que divide as trevas conforme lhe apraz.”
Há, porém, outros testemunhos que vão além, os quais tratam do endurecimento de Faraó: “Endurecerei o coração de Faraó para que não vos ouça [Ex 7.34] e deixe o povo ir” [Ex 4.21]. Em seguida, diz haver-lhe feito pesado o coração e havê-lo enrijecido. Endureceu-o, não o amolecendo? De fato foi isso que aconteceu. Entretanto, Deus fez algo mais, pois o entregou a Satanás a fim de estribar seu coração na obstinação. Do quê havia dito antes: “Mas eu lhe endurecerei o coração” [Ex 4.21].
O povo sai do Egito. Os habitantes da região vêm-lhe ao encontro com espírito hostil. Incitados de onde? Moisés assevera ao povo expressamente que fora o Senhor quem lhes endurecera o coração [Dt 2.30]. Além disso, narrando a mesma história, diz o Profeta que ele lhes volvera o coração para que tivesse seu povo em ódio [Sl 105.25]. Já não podes dizer que haviam tropeçado porque foram destituídos do conselho do Senhor. Ora, se eles são “endurecidos” e “volvidos”, logo são a
isto mesmo deliberadamente inclinados.
Além disso, sempre que lhe aprouve punir a transgressão do povo, como levou a bom termo sua obra mediante os réprobos? De tal modo que vejas que a eficiência do agir esteve nele e que eles simplesmente contribuíram com o desempenho. Pelo que, ora ameaçava convocá-los com seu assobio [Is 5.26; 7.18], ora usava os ímpios como uma rede para emaranhá-los [Ez 12.13; 17.20]; ora como um malho para ferir aos israelitas [Jr 50.23]. Mas, especialmente então declarou que não está neles ocioso, quando um machado chama a Senaqueribe, o qual, para cortá-los, fora não só
designado, como também impulsionado por sua mão [Is 10.15]. Atiladamente, assim define Agostinho a matéria em certo lugar: “Que os maus pequem, isso eles fazem por natureza; porém que ao pecarem, ou façam isto ou aquilo, isso provém do poder de Deus, que divide as trevas conforme lhe apraz.”
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