Nossa "velha
natureza" é a nossa familiaridade com o pecado por causa de experiências
passadas e o nosso conhecimento dele?
Quando a Bíblia fala de
nossa "velha natureza," é fácil supor que ela se refira às memórias
daquilo que se passou em nossa vida, nossos velhos padrões de comportamento.
Penso que a expressão significa muito mais do que isso. O contraste entre velha
e nova naturezas ao qual Paulo se refere freqüentemente nas Escrituras é muitas
vezes apresentado em outros termos: velho homem e novo homem. A maneira geral
com a qual o apóstolo descreve é o contraste entre carne e espírito.
Creio que quando Paulo
fala de velho homem, ele está se referindo à natureza humana decaída que é o
resultado direto do pecado original; isto é, pecado original não é o primeiro
pecado cometido por Adão e Eva, mas a conseqüência dele. O fato é que somos
seres decaídos e que nós, por causa dessa natureza decaída, nascemos num estado
de separação de Deus. Estamos mortos para as coisas do Espírito. Paulo nos diz
em Romanos que a mente da carne não pode agradar a Deus. Não temos nenhuma
inclinação ou disposição para obedecer a Deus num sentido espiritual. Essa é a
nossa velha natureza, nascemos desse jeito. Somos por natureza filhos da ira;
estamos por natureza nesse estado de separação. E a partir dessa natureza que o
Novo Testamento nos descreve como seres escravos dessa inclinação ou disposição
para pecar.
Esse foi um debate que
Jesus teve com os fariseus quando lhes disse que se eles continuassem com seus
ensinamentos, eles seriam livres, e os fariseus ficaram indignados dizendo:
"...jamais fomos escravos de alguém". Jesus lhes disse: "...todo
o que comete pecado é escravo do pecado". Jesus lhes disse que eles eram
escravos do pecado.
Paulo afirma que
estamos debaixo do pecado, isto é, debaixo do peso dele, debaixo do seu fardo,
porque a única disposição e inclinação que temos é a da carne. Não temos
nenhuma inclinação natural para as coisas do Espírito até sermos nascidos do
Espírito. Quando uma pessoa é regenerada, o Espírito de Deus vem e age sobre
aquela pessoa e ele ou ela são uma nova pessoa. Aquele que está em Cristo é
nova criatura. Eis que as velhas já passaram e todas as coisas se tornaram
novas.
Isso não significa que
a velha natureza pecaminosa, com sua disposição alheia a Deus esteja
aniquilada. Para todos os propósitos e intenções ela foi destinada à morte.
Sabemos que a batalha está ganha. Paulo diz que a velha natureza está morrendo
diariamente, e que num certo sentido ela foi crucificada com Cristo na cruz.
Não há nenhuma dúvida a respeito de sua destruição final e completa. Nesse meio
tempo, vivemos essa luta diária entre o velho homem e o novo homem, a velha
natureza e a nova natureza, o velho desejo pelo pecado e a nova inclinação que
o Espírito de Deus fez nascer em nossos corações. Agora há uma sede e uma
paixão por obediência que não havia lá antes.






