• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    A Conspiração!






    Existe uma grande conspiração em andamento, e isso não é mais uma das teorias de conspiração que andam em moda mas não passam de devaneio. Esta grande conspiração envolve três elementos ou personagens: Satanás, o mundo e o meu coração.


    Não sei se podemos nomear essa conspiração de maneira que a explique plenamente, mas muitas a chamam de a Conspiração da grama mais verdade. Todas conspiração envolve objetivos ocultos e sinistros, e o objetivo dessa grande conspiração é nos fazer acreditar que a grama é sempre mais verdade em outro lugar, sempre mais verde na vida dos outros, sempre mais verde no quintal do vizinho... ela nos faz desejar sempre que as coisas fossem diferentes, sempre sonhando com um futuro em que as coisas sejam satisfatórias, sempre me fazendo frustrado com o que Deus é e faz agora em minha vida.


    A conspiração da grama verdade e sistematicamente seguida passo a passo, dia a dia por todos os seus agentes, Satanás, o mundo e meu coração e ela tem sido silenciosamente vitoriosa – ao nos colocar em descontentamento perpétuo. Ele teimosamente envenena todas as fontes de alegria e nos leva a cavar e cavar e cavar até a exaustão cisternas rotas: “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.” -  Jeremias 2:13 – nos fazendo acreditar que existe uma satisfação além de Deus, um satisfação em alguma realização.


    O claro objetivo é desonrar Deus como fonte suficiente de contentamento  e satisfação perfeita. Visa desonrar Deus pela excessiva ingestão de prazeres insatisfatórios do mundo (cisternas rotas) que nos cegam para tudo o que Deus é para nós em Cristo.


    Você pode dizer que essa conspiração não tem atingido sua vida, mas você tem se testado diariamente? Um homem verdadeiramente contente e livre dela, alegremente se submete a vontade de Deus em sua vida. Ele jamais chuta e grita contra a vontade de Deus, não vive com os eternos “por quês – por que comigo...?”


    Ele não murmura sobre sua época ou circunstâncias da vida e não reclama do que não tem, mesmo que o que ele não tenha sejam coisas legítimas de se ter. Satisfeito! Só essas tem escapado da grande Conspiração da grama verdade. Um homem satisfeito não é ciumento quando vê outros prosperando, porque ele sabe que Deus é sempre muito bom para ele, e isso não é mera teoria na sua mente, mas satisfação no coração.


    O homem que não está sendo afetado pela grande conspiração e estão de fato contente, sabe que não honra Deus apenas ao TOLERAR ser solteiro, estar doente, ver seus sonhos desfeitos... Ele alegremente se submete a vontade de Deus, não é uma questão de tolerá-la.


    Descontentamento, estar sobe o efeito da conspiração da grama mais verde... é o resultado de um culto deformado, que perdeu seu centro gravitacional. É resultado de entregar, dar o nosso coração a algo ou a alguém que nunca deveria tê-lo. É o grande risco que a grande conspiração nos convence correr sabendo que perderemos com certeza. A grande conspiração nos convence arriscar a nossa felicidade em outra coisa que não Deus. Neste ponto a conspiração já venceu, porque certamente vamos ser miseráveis. Olhe a sua volta, olhe para dentro de si...


    Por que é assim? Fomos feitos para adorar a Deus somente como fonte da vida e satisfação, feitos para encontrar toda a nossa alegria nele.


    Toda a criação adora a Deus: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, O qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho. A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade, e nada se esconde ao seu calor.” - Salmos 19:1-6


    Todo o céu, todos os anjos adoram a Deus: “Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.” - Isaías 6:2-3

    Quando adoramos algo além de Deus estamos fora da sincronia com o universo. Nesses casos Deus não um dos motivos de satisfação, mas o centro de onde flui toda a satisfação, mesmo que mais nada existisse.


    Escapamos da conspiração? Há como saber? Como sabemos se amamos algo demais? Como sabemos que algo se transformou em uma cisterna rota? Onde está a linha onde a partir da qual a conspiração nos engoliu? Onde está a linha entre um prazer saudável e um ídolo? A grande conspiração se esforça para que essa linha se torne cada vez mais tênue aos nossos olhos, a torna mais e mais sutil. Ele se aproxima  usando bons desejos, como se casar, excelência na vocação, excelência no trabalha, família, romance, filhos... Você foi capturado pela conspiração (criou ídolos) se você fica esmagado quando não consegue o que quer ou o que sonhou te faria feliz. A promoção que não chega, o reconhecimento profissional, ministerial... o bônus que você antecipa a meses... essas coisas quebram sua alegria e satisfação?


    Você apostaria sua felicidade para conseguir o que quer. Todos a sua volta estão casando... casar fora dos parâmetros determinados por Deus para um cônjuge fazem teus olhos brilharem com a perspectiva da felicidade que você pode ter? Você fica amargo em pensar em nunca ter isso? Ah! Enfrente o fato, o que o casamento se tornou para você?

    Você se sente amargo por Deus não ter criado você com a beleza externa que muitas pessoas a sua volta parecem ter? Ah! Enfrente o fato, o que o padrão de beleza atual se tornou para você?


    Suas orações esquecem a humildade reverente quando a cura de uma doença física parece que não vai chegar? Você fica zangado e sente que merecia ser curado? Ah! Enfrente o fato o que a saúde se tornou para você?

    Quando bons presentes (casamento, filhos, beleza, cura, dinheiro...), foram capturados na grande conspiração, eles se tornam mestres terríveis que nos consomem, e então a conspiração nos capturou e venceu.

    Nós precisamos desesperadamente do Espírito Santo para nos dar um profundo amor por Deus que expulsa todo amor menor e não subordinado ao AMOR que nos faz plenamente satisfeitos com tudo que Deus é para nós em Cristo. Pois isso nos dá completo poder sobre a conspiração, sobre nossos desejos idólatras em nossos sentimentos, pensamentos e ações. O Espírito em nós é puro contentamento: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” -  Filipenses 4:12

    Se fizermos um ídolo de algo bom, este algo bom  não precisa necessariamente ser expulso de nossas vidas inteiramente, como por exemplo um desejo de ter filhos -  o arrependimento vem em forma de oração. Pare de exigir que Deus lhe dê filhos, mas sim em humilde oração, ofereça seus pedidos a Deus submetendo-se a seu plano onisciente para sua vida.


    Deus é Deus, e ele irá mostrar a sua glória em nós como ele escolhe, e nisso nossos corações se satisfarão.


    "Quanto a Deus, o Seu caminho é perfeito." - 2 Samuel 22:31

    A sabedoria de Deus não pode errar.

    A santidade de Deus não pode pecar.

    O amor de Deus não pode falhar.

    A imutabilidade de Deus não pode mudar.

    A eternidade de Deus não pode acabar.

    A perfeição de Deus é uma fonte
    de doce consolo para nós, em
    nossa fraqueza e tolice.

    Se Ele não fosse Onisciente,
    poderíamos sofrer e Ele não saber.

    Se Ele não fosse Onipresente,
    poderíamos chorar e Ele não ouvir.

    Se Ele não fosse Onipotente,
    poderíamos perecer e ele ser incapaz de ajudar.

    “Ele é a rocha, perfeita é a sua obra, e TODOS os seus caminhos são justos”  - Deuteronômio 32.4.


    Aqui, neste ponto, a conspiração de Satanás, do mundo e do nosso coração, perdeu todo o seu poder!!