• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    Tornando tudo o que Deus fez instrumentos de incredulidade.






    O objetivo do evangelismo não é de forma alguma induzir pecadores a fazer o que eles podem fazer por si mesmos se resolverem refletir, e pensar sobre o assunto exposto e reunirem suas forças para ir naquela direção.


    O problema básico e central do homem não é falta de auto-estima, não é que ele está fora da sincronia com o seu ambiente, e universo... seu problema é que ele está completamente fora da possibilidade de comunhão  com seu Criador.


    Fazer alguns ajustes não pode recolocá-lo em sintonia com Deus. O problema do homem é que ele está morto e é incapaz de se relacionar com Deus, com a Verdade de Deus... o pecado o  matou.


    A Bíblia é enfática em afirmar isso – olhe essas de muitas afirmações: “...ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’, a não ser pelo Espírito Santo”1 Coríntios 12.3“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer”João 6.44 – Na igreja de nossos dias precisamos escutar muito mais esse “ninguém pode!” – Essa incapacidade do homem natural, essa incapacidade natural de todo homem para crer em Cristo e se achegar a ele espiritualmente. Apenas o Espírito pode revelar Cristo aos homens, apenas o Pai pode trazer os homens a Cristo, e sem essa tarefa dupla do Pai e do Espírito, ninguém pode alcançar o Filho.


    Estamos mortos em nossos delitos e pecados  - Efésios 2:5

    Nós somos por natureza filhos da ira - Efésios 2:3

    Nós amamos a escuridão e odiamos a luz - João 3:19-20

    Nossos corações estão duros como pedra - Ezequiel 36:26 ; Efésios 4:18

    Nós somos incapazes de nos submetermos a Deus - Romanos 8:7-8

    Nós somos incapazes de aceitar o evangelho - Efésios 4:18 ; 1 Coríntios 2:14

    Nós somos incapazes de vir a Cristo ou abraçá-lo como Senhor - João 6:44 , 65 ; 1 Coríntios 12:03 



    O homem não pode e não quer“...Contudo não quereis vir a mim para terdes vida”João 5.40. Não há tensão aqui, há um coração incapaz, incapaz até de desejar. Essas duas atitudes são verdadeiras, e a recusa do homem em vir, não cancela, mas mostra a profundidade da incapacidade do homem para fazer isso sem o poder da Graça Soberana. Essa verdade quando abraçada pela igreja, pregador... os livra de toda ideia de mercadejar a Palavra de Deus, estabelecer estratégias... para obter o resultado desejado. Nos livra de arrogantemente diante de Deus estabelecermos metas, como se tudo não passasse de técnicas de venda, nossa meta tão somente passa ser a fidelidade a vontade de Deus na proclamação da Verdade que glorifica o Seu Nome.


    Em 1 Timóteo 5:6, Paulo diz: "...morto, mesmo enquanto vive."

    O que está morto não tem capacidade alguma para responder a Deus. Ele é um servo de Satanás, movido pelo desejo de sua carne. As coisas que saem do seu coração são maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e calúnias, como, por exemplo,  Mateus capítulo 15 indica.

    Agora eu não estou dizendo que os pecadores não podem fazer algum bem humano. Eles podem ser filantrópicos. Eles podem ser caridosos. Eles podem ajudar as pessoas. Eles podem ser gentis. Eles podem ser misericordiosos. Mas eles não podem fazer qualquer bem espiritual. Eles não podem fazer qualquer coisa que agrade a Deus, porque ninguém pode fazer nada que agrade a Deus, a menos que seja feito totalmente para a Sua glória; e nada pode ser feito para a sua glória a menos que seja feito em nome de Seu Filho, purificado pelo sacrifício do Seu Filho, aceito em Seu Filho, tão somente por causa do deleite em Seu Filho, sem outras motivações misturando-se a essa. Sem isso, tudo que achamos ser “bondade” no homem, não tem o único motivo ou motivação pura e qualquer influência sobre o relacionamento com Deus. Flui de sua rebelião,  NADA  disso agrada a Deus!


    Tudo que existe, existe  para a glória de Deus. Deus ordena que nós o amemos com todo nosso coração, alma e mente ( Mateus 22:37 ). Ele ordena que usemos tudo o que ele fez, confiando em sua graça, a fim de mostrar o seu valor ( 1 Pedro 4:11 ). Quando as pessoas usam tudo o que Deus tem feito, sem depender de sua graça e sem o intuito de mostrar o seu valor, eles prostituem a criação de Deus. Tornam tudo o que Deus fez instrumentos de incredulidade.


    “Ninguém pode!”


    Sem o novo nascimento não vamos ter a fé salvadora, mas somente a incredulidade  - João 1:11-13 ; 1 João 5:1 ; Efésios 2:8-9 ; Filipenses 1:29 ; 1 Timóteo 1:14


    Sem o novo nascimento não temos justificação, mas só a condenação só - Romanos 8:1 ; 2 Coríntios 5:21 ; Gálatas 2:17

    Sem o novo nascimento não seremos os filhos de Deus, mas os filhos do diabo - 1 João 3:9-10

    Sem o novo nascimento não vamos dar o fruto do amor pelo Espírito Santo, mas apenas o fruto da morte - Romanos 6:20-21 ; 7:4-6 ; 15:16 ; 1 Coríntios 1:2 ; 2 Coríntios 5:17 ; Efésios 2:10 ; Gálatas 5:6 ; 2 Tessalonicenses 2:13 ; 1 Pedro 1:2 ; 1 João 3:14


    Sem o novo nascimento não teremos alegria eterna na comunhão com Deus, mas só miséria eterna com o diabo e seus anjos - Mateus 25:41 ; João 3:3 ; Romanos 6:23 ; Apocalipse 2:11 ; 20: 15


    “Ninguém Pode!”