• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    Não consigo mudar!




    Charles Hodge (1797-1878), o grande teólogo de Princeton, em um livro escrito para os jovens disse:

    “Um homem pode ser levado, por persuasão da razão e consciência, a mudar sua conduta, mas não a mudar o seu coração.

    Um senso de dever pode forçá-lo a ajudar a um homem que ele odeia, mas não pode mudar o ódio em amor.

    O desejo de felicidade pode induzi-lo a se envolver externamente no serviço de Deus, mas não pode fazer esse serviço ser uma delícia.

    As afeições não obedecem aos ditames da razão, nem aos comandos da consciência. Elas podem ser mensuravelmente imobilizadas na sua manifestação, mas não podem ser alteradas na sua natureza. . . .

    As Escrituras nos ensinam uma doutrina diferente.

    Elas ensinam que os crentes são tão unidos a Cristo que eles não são apenas participantes do mérito de sua morte, mas também do seu Espírito Santo, que habita neles como um princípio de vida, trazendo-lhes mais e mais uma conformidade com a imagem de Deus.

    A doutrina da santificação, portanto, como ensinada na Bíblia é, de que somos feitos santos não pela força da consciência, nem dos motivos morais, nem por atos de disciplina, mas por estar unidos a Cristo, reconciliados com Deus, e participantes do Espírito Santo. Cristo é feito para nós justificação bem como santificação.”  (Fim da citação)


    Nós já morremos com Cristo (Romanos 6:3).

    “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?”

    Cristo morreu para o pecado (Romanos 6:10).
    “Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.”

    Portanto, nós morremos para o pecado (Romanos 6:2).
    “De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?”

    Ao chegar ao fim de Romanos 5, com seu profundo ensinamento sobre a identificação do pecador com Adão no pecado, culpa e morte, e a identificação com Cristo em sua morte, justiça e vida, Paulo inexoravelmente avança para Romanos 6 para enfatizar o nosso envolvimento real e completo com Cristo nos eventos redentores. Como Cristo morreu para aniquilar a pena que nossos pecados geraram, Ele também morreu para cancelar o poder do pecado sobre nós.


    E assim, Paul pode afirmar que nós "morremos para o pecado." O que isso significa?

    Paulo descompacta o conceito de estar "mortos para o pecado", afirmando que "não são mais. . . escravos do pecado "(v. 6), assim, ele pode concluir, "o pecado não terá domínio sobre vós"(v. 14).

    O que Paulo apresenta como a "chave" para a vida cristã" é, portanto, uma nova relação com o pecado, ancorada em nossa identificação com a própria morte e ressurreição de Cristo. Nesse novo relacionamento, o pecado já não tem o poder de ditar os termos para nós.

    Mas este novo relacionamento não significa que a batalha com o pecado não existe. De fato, em certo sentido, isso significa que ela está apenas começando. O não-cristão, ao mesmo tempo capaz de fazer coisas “boas”, em virtude da graça comum de Deus, nunca pode prevalecer sobre o pecado. Mas nós podemos. Deus deu ao cristão um novo poder sobre o pecado. É nosso trabalho usá-lo na luta contra os contínuas e múltiplas  tentações do pecado.

    Então Paulo faz uma chamada às armas – “Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça.” - Romanos 6:13


    Para Paulo, então, a "chave" para a vida cristã é uma nova relação para com o pecado através da identificação com Jesus Cristo. Esta não é uma chave que podemos colocar na fechadura e magicamente abrir a porta para o total de santidade. É mais como uma fonte de energia a partir da qual vivemos a cada dia à medida que procuramos conformar nossas vidas cada vez mais perto e em comunhão íntima para com Aquele que morreu por nós.


    Como é então a resposta diária dos corações regenerados? O apóstolo Paulo, em Romanos 12, deixa claro como deve ser. Ele proclama a justiça de Deus (a obra divina de fazer do pecador, para sempre, uma pessoa justa diante de Deus: Romanos 1.17; 3.21; 10.3 - em sua relação com a expiação histórica - Romanos 3.21-26, a eleição eterna - Romanos 8.29-39, a vocação pessoal (ou seja, o "chamado" que gera a fé: Romanos 1.6; 8.28-30; 9.24 - e o nosso lugar na comunidade da Aliança - Romanos 9.1-11.36. Depois ele pede aos leitores que respondam da seguinte forma: "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus (o texto grego diz "misericórdias" no sentido de atos que expressem misericórdia), que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" - Romanos 12.1. E é assim que os redimidos vivem!