Quando eu era criança,
eu tinha um grande amigo que tinha um caso sério de asma. Muitas vezes ele
ficava com os lábios azulados e ofegante, e tinha que tomar uma dose de
adrenalina para abrir seus pulmões, para poder respirar novamente.
Então, na escola, ele
tinha uma nota da sua mãe, que o liberava de todas as atividades físicas que o resto
de nós tinha que fazer. Uma leve corrida significava ele ficar totalmente ofegante, e isso não
era nada bom. Então, essa nota da mão significava que ele não tinha que fazer o
que todos os outros alunos tinham que fazer. Eles sim. Ele não.
Essa foi uma nota real,
uma nota literal, por uma razão real. Ele não a escreveu, não redigiu ele próprio; sua mãe o fez. Atrás
dela estava a autoridade médica. Atrás do médico estava a autoridade dos exames, diagnóstico... Era legítimo.
Ao longo dos 500 anos
ou mais da minha vida cristã, eu sempre fiquei espantado mais e mais com
quantos cristãos imaginam que eles têm "uma nota de Deus" como aquele
meu amigo tinha da sua mãe para a escola. Ao contrário da nota da mãe dele, a
nota que essas pessoas julgam ter, não é visível, não é legível por outros, e
não será jamais inspecionada. O seu conteúdo é fornecido por sua própria
imaginação e uma série complexa de racionalizações a acompanham.
Esta nota fantasma os
desculpa de não ter que fazer o que todos os outros cristãos em todas as outras eras, e todas as outras localidades do globo e culturas tem sido obrigados a fazer.
Eles, talvez. Eu, não.
Eu tenho essa nota.
Aqui está uma lista
representativa, não exaustiva:
A Escritura diz que
Deus me chama para me envolver em uma igreja local, mas estou desculpado porque
nenhum líder da igreja se adéqua aos padrões bíblicos (provavelmente eu me adéquo
ao perfeito padrão de membro - mas não pastores e igrejas).
A Escritura diz que
Deus me chama para envolver-me numa igreja local, mas estou desculpado porque
não encontrei uma igreja que _____ (insira um requisito não essencial de
perfeita adesão às demandas pessoais).
A Escritura diz que
Deus me chama para envolver-me numa igreja local, mas estou desculpado porque
______ (insira a história triste da experiência do passado ruim em uma
determinada igreja).
As Escrituras me chamam
para amar a minha esposa como Cristo amou a igreja, para alimentá-la e
apreciá-la, lhe dar honra e viver com ela de uma maneira compreensiva, e dar minha vida por ela a custa de grande sacrifício... mas
estou desculpado porque ela _____ (insira algo - justificando com uma ladainha de
reclamações aqui ).
A Escritura me chama a
ser submissa a meu marido à medida que a igreja se subordina a Cristo, para
ajudá-lo e respeitá-lo com meu coração, mas eu estou desculpada porque ele _____
(insira uma justificativa e reclamações aqui).
As Escrituras me chama para honrar meu pai e minha mãe e , como filho não
envergonhá-los... mas estou desculpado porque eles _____ (insira questões
pessoais irrelevantes aqui).
As Escrituras me chama para me dedicar, contribuir financeiramente e servir em uma igreja local que
coloque a pregação e faça da Palavra de Cristo central, ao invés de escolher igreja como se fossem meu Walmart pessoal,
enfatizando minha conveniência e meu nível de conforto, tempo e meu desejo de ser
servido em vez de ser chamado para servir e amar... mas estou desculpado porque
______ (insira racionalização ou "minha esposa, pastor, irmãos ___").
As Escrituras me
ordenam lançar sobre Deus toda a minha ansiedade... me diz que é pecado não fazê-lo... mas eu estou desculpado,
porque______________ (eu tenho um desequilíbrio químico no cérebro /
hormônios... / porque a psicologia diz que... )
As Escrituras me chamam
para estudar e aprender e crescer na minha compreensão da palavra de Deus, mas
estou desculpado porque é difícil / não consigo me concentrar / não sou muito disciplinado / tenho pouco tempo/ não sou apenas
um discípulo / aluno (o que = "Eu não sou apenas um cristão " ).
As Escrituras me chama como
pastor para colocar o Evangelho e a pregação de todo o conselho de Deus,
incluindo tanto o ministério positivo da exortação quanto o ministério negativo
de repreender o erro, e fazê-lo com coragem, zelo e sem comprometer em nada
cada parte da Verdade, mas estou desculpado porque _____ (Esse não é o meu
chamado / eu não seria apreciado como sendo relevante, útil e compreensivo / poderia
perder o “amor” da igreja ou meu ministério aqui...).
As Escrituras me chamam
como pastor para alertar as pessoas na minha congregação contra o pecado e o erro,
independentemente de como eles me respondam, mas eu estou desculpado porque
_____ (isso dividiria a igreja / eu perderia muitos membros / isso não é meu
ministério... meu ministério é mais ser uma espécie de terapeuta...).
As Escrituras me chamam
para todas as Doutrinas bíblicas, independentemente do se qualquer outra pessoa
faça ou não faça, mas eu estou desculpado porque ____ (inserir racionalização
que não resista ao Tribunal de Justiça Cristo aqui - sou mais ligado ao ministério de casais, restauração das vidas... algumas doutrinas bíblicas dividiriam a igreja...).
A lista podia continuar
indefinidamente.
Para fazer qualquer uso
pessoal dessa lista, devemos entender um axioma da natureza humana . É a
característica de cada titular de uma nota dessas que a pessoa insistirá em que
sua nota é legítima. Ele realmente tem uma nota de Deus, escusando-o. Ele é a
exceção. Qualquer pessoa que não seja convencida por sua racionalização
"simplesmente não entende", ou pior.
Mas tais criadores de
notas precisam se lembrar: todo pecador não arrependido está convencido de que
seu pecado é diferente. Não há nenhuma
exceção. É axiomático.
Cada um de nós,
pecadores, insistimos que o que estamos fazendo é certo - até nos arrependermos.
Assim, a pessoa que se recusa a se envolver em uma igreja local, se recusa a
tratar seu cônjuge como Cristo manda, comete fornicação, estupro ou assassinato ou roubo, se recusa a
amar / respeitar a esposa, se entrega a desejos homossexuais, pornografia, fofocas,
queixas, como se ele não tivesse razão para a esperança... ansiedade... - eles são todos
iguais; e eles são todos iguais em que cada um imagina que ele é diferente, seu
caso é único e diferente. O arrependimento muda tudo isso. Arrependimento
coloca o dedo de Deus sobre mim, me
isola de tudo e de todos e coloca a questão tão somente sobre Deus e Sua Palavra e
para mim, quebra todos os pretextos, e requer morte e ressurreição. Veja,
tendemos a esquecer isso.
o Evangelho é radical e
transformador. Tendemos a esquecer: quando Jesus nos chama para si mesmo, Ele nos chama para vir e morrer, Ele
nos chama a negar a nós mesmos, pegar nossa cruz e segui-lo. Negar a mim mesmo
é radical e transformador. É para mim estar com Ele como Senhor. Pegar minha
cruz é radical e transformador. É morrer para aquela vida de racionalizações e
desculpas destinadas a amortecer a busca de meus próprios desejos, necessidades
e anseios. Seguir a Jesus é radical e transformador. Chama-me a levar minha “Canaã”
interna, cidade por cidade, e sujeitar tudo ao Senhorio de Jesus.
E Jamais avançaremos em
nada disso até que aprendamos a destruir todas as supostas "notas de
Deus" imaginadas, que me escusam como exceção dos demais.