“... o qual nos
abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” - Efésios
1:3.
Quando Paulo começa
nesta carta a falar sobre essas bênçãos espirituais, qual a benção espiritual
que ele menciona primeiro? Qual tem essa proeminência?
Estranhamente, aquilo
que Paulo coloca em primeiro lugar aqui entre essas bênçãos espirituais em
Cristo, é algo rejeitado ou visto como um problema para muitos “cristãos” hoje,
por causa de um “evangelho” totalmente formatado de acordo com o humanismo
secular.
Você faria como Paulo e
colocaria em primeiro lugar a doutrina da Eleição Soberana? Essa carta, onde
andamos nos lugares mais elevados nas Escrituras, começa assim – Você começaria
assim?
Paulo diz: “Bendito o
Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as
bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” - Efésios 1:3 – A primeira
coisa que ele menciona é: “Porque Deus nos escolheu ( Elegeu ) nele antes da
criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. - Efésios
1:4. Essa é a primeira benção espiritual em Cristo.
Nenhum de nós poderá
adorar a Deus realmente e corretamente
pela Salvação, se ocultarmos, nos esquivarmos ou negarmos essa Verdade:
Sua Escolha Soberana na eternidade de todos os que Ele salva em Cristo.
O incrível não é o fato
de alguns não colocarem essa benção espiritual em Cristo em primeiro lugar, o
inacreditável é que muitos “cristãos” professos a negam abertamente. Ou a
mencionam constrangidos. Ou dizem crer nela, mas nunca a proclamam. Quantos
sermões você ouve regularmente sobre esta benção espiritual pela qual Paulo
está bendizendo a Deus em primeiro lugar?
Mesmo quando alguém não
a nega, o simples ato de se esquivar daquilo que o Espírito Santo colocou com
primazia – como aqui – nas Escrituras, é um grande pecado. Todos devemos lidar
com temor e maravilhados com a Palavra inspirado de Deus... olhe para Paulo: “Bendito
seja Deus... todas as benção espirituais em Cristo... porque nos Elegeu nele (
Cristo ) antes da fundação do mundo!” – Te parece alguém constrangido. Ou que
ousaria negar tal coisa? Não! Ele a coloca em primeiro lugar no livro mais
profundo da Bíblia.
Devemos abortar toda a
verdade, e sempre com um senso de maravilha e adoração: “Bendito seja Deus...
que nos Elegeu...!” Devemos sempre vir com o coração submisso a Palavra de Deus
– sem consultar o homem ( inclusive nós mesmos ), sem influência externa
qualquer... que dirá do humanismo secular. Se achamos que podemos questionar
isso que Paulo põe em primeiro lugar... devemos lembrar que outros já fizeram
nas próprias páginas da Bíblia, e o mesmo Paulo respondeu: “Mas, ó homem, quem
és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou:
Por que me fizeste assim? Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da
mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?” - Romanos 9:20,21.
Deus leva Paulo a abrir
esta grande carta assim, colocando na frente e no centro da edificação de toda
nossa fé em tudo que Ele por Graça fez em nós em Cristo – Eleição – para percebermos
que tudo se inicia com Ele, continua por Ele e termina para a glória dele. A
única coisa que podemos fazer e nos inclinar submissos a Palavra, mas mais do
que isso, maravilhados: “Bendito seja Deus!”
Quando passamos a olhar
para Efésios 1.3,4 juntos, vemos que em primeiro lugar – uma das maiores bênçãos
espirituais que Deus nos deu em Seu Filho foi nos escolher nele antes da
fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis diante dele.
Paulo não escreveu essa
carta para eruditos, mas para os cristãos comuns de Éfeso... muitos sem grande
formação, outros escravos... e sem desculpa, ou grandes explicações... ele
começa enumerar essas bênçãos, afirmando
que Deus nos escolheu e predestinou para adoção de filhos: “Como também
nos ELEGEU nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor; E nos PREDESTINOU para filhos de adoção
por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” - Efésios
1:4,5
Mas nossa intenção hoje
é ficar apenas no verso 4: “Como também nos elegeu nele antes da fundação do
mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele” - Efésios 1:4
Por que essa doutrina,
Deus nos escolher na eternidade em Cristo é uma das maiores bênçãos espirituais,
e a que Paulo põe aqui em primeiro lugar? Por que ela definitivamente garante
nossa salvação... e não dá espaço para confusões ou distorções que alguns
colocam, porque ele diz a razão da Eleição: “Para que fôssemos santos... diante
dele”.
Essa Eleição é o ato
salvífico de Deus antes da fundação do mundo, em que Ele escolheu para a
salvação, não por qualquer contagem de méritos previstos, mas tão somente por
seu beneplácito, seu Soberano prazer. Em todos os léxicos gregos, você verá que
escolheu aqui – significa escolher por si mesmo.
A primeira coisa que
essa primeira benção espiritual em Cristo mencionada por Paulo mostra, é que
NINGUÉM é CAPAZ, ou tem qualquer inclinação a e para escolher Deus a menos que
Deus o tenha escolhido primeiro na eternidade.
A Eleição é incondicional,
ou seria uma farsa. Ou seja ela não pode estar baseada em nada previsto no
homem, ou não seria a Eleição da Graça, mas baseada no homem, o que seria a
negação de tudo o que a Bíblia ensina. A Bíblia sempre é muito clara ao tratar
disso:
“Porque pela graça sois
salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das
obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo
Jesus...” - Efésios 2:8-10.
“Todavia, antes que os
gêmeos nascessem ou fizessem qualquer coisa boa ou má — a fim de que o
propósito de Deus conforme a eleição permanecesse, 12 não por obras, mas por
aquele que chama — foi dito a ela: “O mais velho servirá ao mais novo” 13 Como
está escrito: “Amei Jacó, mas rejeitei Esaú” E então, que diremos? Acaso Deus é
injusto? De maneira nenhuma!15 Pois ele diz a Moisés: “Terei misericórdia de
quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter
compaixão” 16 Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da
misericórdia de Deus. 17 Pois a Escritura diz ao faraó: “Eu o levantei
exatamente com este propósito: mostrar em você o meu poder, e para que o meu
nome seja proclamado em toda a terra” 18 Portanto, Deus tem misericórdia de
quem ele quer, e endurece a quem ele quer.” Romanos 9.11-18.
“Assim, hoje também há
um remanescente escolhido pela graça. 6 E, se é pela graça, já não é mais pelas
obras; se fosse, a graça já não seria graça.” – Romanos 11.5,6.
Se Deus nos escolhesse
por ver, em sua presciência eu o escolheríamos, Ele não teria nos escolhido,
teria apenas respondido a nossa escolha – é muito grave procurar eufemismos
para negar a Verdade clara das Escrituras. Essa inversão negaria a ênfase maravilhada
de Paulo e o faria mentiroso, pois diz: “Bendito seja Deus... que nos Escolheu
antes da fundação do mundo...” – quando de fato seria o contrário a realidade.
Só temos duas opções:
Ou Deus nos escolheu de acordo com sua Vontade – seu beneplácito – fora de
qualquer coisa em nós, qualquer coisa que tenhamos feito, pensado dito... ou
Sua escolha Soberana e por Graça seria uma farsa e um jogo enganoso de Palavras.
Se estávamos todos
mortos, “Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados” – Efésios 2.1 –
O que havia para Deus prever? "Estávamos todos perdidos em Adão; E,
portanto, se Deus não nos tivesse impedido de perecer, por meio de sua própria
eleição, não havia nada a ser previsto ". ( Calvin's Commentaries [Baker], on Eph. 1:4 ,
p. 198).
Deus diz claramente ter
escolhido os piores, exatamente para que nenhuma carne se gloriasse diante
dele:
“Mas Deus escolheu o
que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o
mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. 28 Ele escolheu o que para o
mundo é insignificante, desprezado e o que nada é, para reduzir a nada o que é,
29 a fim de que ninguém se vanglorie diante dele. 30 É, porém, por iniciativa
dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para
nós, isto é, justiça, santidade e redenção, 31 para que, como está escrito:
“Quem se gloriar, glorie-se no Senhor” – 1Co 1.27-31.
Tudo que Deus podia ver
ao olhar o futuro de homens fora de Cristo é morte espiritual e rejeição a Ele:
“Como está escrito: Não há nenhum justo, nem um sequer; 11 não há ninguém que
entenda, ninguém que busque a Deus. 12 Todos se desviaram, tornaram-se
juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer” –
Romanos 3.11-13.
Todos que negam a
Eleição Soberana, tem que inexoravelmente negar a incapacidade dos pecadores de
vir a Cristo por meios próprios – mesmo estando mortos em delitos e pecados.
Alguns teólogos tentaram contornar essa contradição, dizendo que Deus deu “graça
preveniente” a todos, para que eles fossem capazes de responder, se quisessem,
ao chamado do Evangelho. Toda a tentativa é encontrar um meio disso ser aceito
como o humanismo secular vê a vida.
Jesus declara
claramente: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser
que isto lhe seja concedido pelo Pai” – João 6.65. Ninguém pode, ninguém é capaz. Se o Pai concedesse
isso a todos, a declaração de Cristo não faria sentido, e todos teriam que vir,
pois Cristo também diz: “TODO o que o Pai me dá VIRÁ a mim” - João 6:37.
Já em Mateus 11.27,
Jesus diz: “Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a
não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.” – Ou seja, conhecer
o Pai depende totalmente do Filho escolher revelar o Pai ao indivíduo, o que Ele
não faz a todos. Mas logo depois dessas palavras, qual é a próxima frase a sair
da boca de Jesus? “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados,
e eu lhes darei descanso.” (verso 28). Vemos que Jesus não véu contradição em
dizer: “Ninguém pode conhecer, a menos que eu queira revelar...” e depois fazer
o chamado geral: “Vinde a mim” – Junto com Jesus, não achamos contraditório. O
homem tem o dever moral, porque ele foi criado com capacidade moral de fazer
escolhas ( Mente, vontade...) sua
incapacidade é espiritual. Ou seja, sua vontade é escrava do pecado e ele está
morto em delitos e pecados. Seria contraditório e injusto, uma ordem para que o homem, por exemplo,
voasse. Porque não foi dado a ele “equipamento” necessário. Asas... Mas Ele foi
criado com capacidade moral de fazer escolhas, e faz escolhas... mas sempre de
acordo com sua natureza caída e inimiga de Deus. Sua incapacidade espiritual
não é um atenuante para sua culpa, é um agravante, já que ela é uma
consequência da queda, do seu pecado... você não pode usar a consequência do
pecado como um atenuante para Ele. Seria como o homem que assassinou seu pai e
sua mãe, pedir clemência ao Juiz baseado no fato dele ser órfão.
Sempre que alguém diz
ter dificuldade com o fato da escolha de Deus ser última e a do homem,
penúltima, ou seja, resultado da escolha soberana de Deus, eu lhe faço
perguntas até ele enfrentar a realidade. Eu pergunto.
- Por que você creu e
outros não creram? Por que você é salvo e outros estão perdidos?
- “Por que eu me
arrependi e eles não”
- E por que você se
arrependeu e eles não?
- “Porque eu admiti
meus pecados e eles não”
- E por que você
admitiu teus pecados e eles não?
- “Porque eu enfrentei
a realidade sem racionalização e eles não.”
- E por que você
enfrentou a realidade sem racionalização e eles não?
- “Porque eu não fui
orgulhoso e eles foram.”
- E por que você não
foi orgulhoso e ele foram?
- “Porque eu fui mais
humilde que eles”
Ah! Você vê? Se as
perguntas continuam... e podíamos continuar ainda, a pessoa tem que admitir que
ela é salva porque ele é melhor, é boa, mais humilde, menos orgulhosa em
relação aos outros... ou seja, ela é salva pela sua bondade... e essa bondade é
que a diferenciou dos que se perdem. A salvação é centrada nela. Não tem como escapar.
Mas a Bíblia diz que
Deus escolheu os piores. E diz que: Não há nenhum justo, nem um sequer; 11 não
há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. 12 Todos se desviaram,
tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um
sequer” – Romanos 3.11-13.
Quando Paulo diz: “Porque
Deus nos escolheu ( Elegeu ) nele antes da criação do mundo, para sermos santos
e irrepreensíveis em sua presença. - Efésios 1:4. – Temos que perverter toda a
Bíblia para significar: “Nós escolhemos Deus primeiro”
A segundo coisa
fundamental, é que essa... Ele nos “escolheu em Cristo” – não por meio de
qualquer coisa em nós mesmos, mas somente pelo que Cristo fez, nos colocando
nEle soberanamente antes da fundação do mundo.
Paulo diz: “Ele nos
escolheu nEle.” E como vimos no verso 3, recebemos todas as bênçãos espirituais
“em Cristo”. “Se somos escolhidos em Cristo, não é de nós mesmos…. Em suma, o
nome de Cristo exclui todo mérito, e tudo o que os homens têm de seu próprio;
Pois quando ele diz que somos escolhidos em Cristo , segue-se que em nós mesmos
somos indignos”. ( Calvin's Commentaries [Baker], on Eph.).
Muitos, num desespero
ímpio, tentam desvirtuar as palavras de Paulo que não tem nada da ambíguas. É
triste termos que gastar tempo, em vez de estarmos nos deliciando com a Verdade
como Paulo: “Bendito seja Deus... que nos escolheu...” – tendo que refutar
erros que nascem na igreja e de supostos cristãos. Mas todos esses erros
simplesmente inundam a igreja de nossos dias. Alguns chegam a dizer, contra
toda a lógica clara desse e de todos os textos que tratam desse assunto, que no
verso 4 de Efésios 1, Paulo não ensina que Deus escolhe indivíduos, mas que
escolheu Cristo e aqueles que creem nele pelo “livre-arbítrio”, são escolhidos
em sentido de grupo e não individualmente. Todo esse esforço é para negar a
escolha soberana de Deus tão claramente ensinada.
Mas é evidente, que
essa é apenas uma forma patética de tentar se esquivar do claro ensino da
Palavra inspirada e infalível de Deus. “Ele nos escolheu!” – não é de forma
alguma ambíguo! O “Nós” se refere a pessoas, indivíduos na a igreja. É
necessário desonestidade intelectual dizer que sendo tão claro como é, Paulo na
verdade queria dizer: “O que eu realmente estou querendo ensinar, é que Deus
escolheu Cristo e então se por nosso livre-arbítrio nos escolhermos Cristo,
estaremos inclusos, porque na verdade não foi Deus que nos escolheu, mas nós
que escolhemos Ele”. Mas Paulo diz claramente: “Ele nos escolheu!”
Paulo no verso 4, está
enumerando a primeira de todas as “bênçãos espirituais que Ele nos DEU em
Cristo... nenhuma delas é obra nossa. Ele nos DEU em Cristo. Por isso Ele
começa com um “Bendito seja Deus!” Todas as bênçãos espirituais foram dadas a
nós em Cristo.
Spurgeon diz: "Deus
nos chamou em Cristo. Ele nos justificou em Cristo. Ele nos santificou em
Cristo. Ele nos aperfeiçoará em Cristo. Ele nos glorificará em Cristo. Temos
tudo em Cristo, e não temos nada além ou fora de Cristo ".
Paulo está usando essa
palavra “nEle”, exatamente para tirar completamente todo nosso raciocínio ou
pensamento de algo sobre nós mesmos, e nos concentrarmos totalmente me Cristo –
tudo sendo recebido soberanamente pelos méritos somente do Salvador. Nunca,
nada em nossa salvação deve ser rastreado até ser encontrada sua origem em nós
mesmos. Nossa fé, nosso arrependimento... tudo vem a nós como um dom da Graça.
Fomos escolhidos ( Eleitos ) nEle: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual... em Cristo”
– Verso 3.
Tudo começa nEle,
porque tudo termina nEle. Não é sobre nós esse Plano Eteno. A benção de sermos
salvos é parte de um Plano, mas esse
plano eterno tem como objetivo Deus Glorificar a si mesmo. Sua Glória eterna!
Por isso Paulo acrescenta o “antes da fundação do mundo!” Já falamos que do
verso 3 ao 14 temos uma única frase no grego. Nesta frase enorme e inimaginável
para nós, Paulo enfatiza num fôlego só – sem ponto – o Plano de Deus Glorificar
a si mesmo. Não somos o propósito do Plano.
Deus é o ser único e
mais valioso que existe. Só Ele tem a vida em si mesmo... tudo o mais depende
dele e é contingente. Seria inconcebível, que esse Deus perfeito e digno de
Toda Glória, infinitamente sábio... criasse sem tem um plano para o que estava
fazendo.
Nenhum construtor,
mesmo neste mundo “louco”, faz algo sem qualquer objetivo ou plano – sem um
plano em mente de antemão. Ou sem a capacidade de realizá-lo, a não ser que
falemos de um homem completamente louco.
Esse Deus infinitamente
sábio não criaria um universo inteiro – material e espiritual, sem um plano
para ele ou sem a capacidade de realizá-lo. Nem faria um Plano Eterno para
glorificar a Si mesmo que fosse dependente da vontade de homens rebeldes, que
amam as trevas, e que suas mentes são inimizade contra Ele.
“Antes da fundação do
mundo!” Aí se deu a escolha soberana de Deus. Quando a queda aconteceu, Deus
não disse espantado. “Agora terei que refazer meu Plano! Tudo está indo por
água abaixo... vou ter que tentar consertar esse desastre”. Não! Ele teria que
ser um Deus mutável, que comete erros, que não é Onisciente... E se Ele não
estivesse no controle Soberano e absoluto do seu Plano... o que nos garantiria
que Ele não teria que mudar tudo de novo? Como poderíamos ter certeza que agora
esse plano remendado funcionaria? Pensar isso é uma blasfêmia! Como poderíamos
saber que temos para sempre todas a sorte de bênçãos espirituais em Cristo? Se
Ele não fosse soberano sobre tudo, incluindo as más ações dos homens,
demônios... como saberíamos que finalmente suas promessas se concretizariam ou
se novos contratempos não surgiriam?
Essa ênfase de Paulo: “Antes
da fundação do mundo” – é colocada aqui exatamente para nosso total conforto e
segurança – que Ele nos abençoou com toda a sorte de bênçãos... e que a
primeira delas, é nossa Eleição... e que ela foi feita “antes da fundação do
mundo”, antes da queda... antes de qualquer coisa criada existir.
Esses escolhidos, não
são uma reflexão tardia de um Deus que está se esforçando para consertar as
coisas que não deram certo. Ele colocou seu amor sobre nós, antes de criar o primeiro
anjo, céu, terra, homens... universo. Significa que nossos nomes ( dos eleitos
) estão escritos no Livro da Vida do Cordeiro antes da Fundação do mundo.
“...adorá-la-ão todos
os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro
da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.”
“...aqueles que habitam
sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida desde a fundação
do mundo, se admirarão...” – Apocalise 13.8; 17.8.
O Deus que planejou e
escolheu antes da fundação do mundo, vai levar seu plano a conclusão exata do
que Ele Decretou.
Sempre surgem perguntas
totalmente desconectadas com o claro ensino bíblico, como por exemplo: “Se Deus
escolheu soberanamente salvar alguém, então essas pessoas poderão viver como
quiserem...” – Mas o texto não poderia ser mais claro do que é sobre o
propósito da Eleição.
Essa é a primeira
benção mencionada por Paulo depois de dizer que somos abençoados com toda a
sorte de bênçãos espirituais em Cristo, porque essa benção – a Eleição – é a GARANTIA
de que nos tornaremos santos e irrepreensíveis diante dele.
Qual é o propósito?
Deus nos escolheu “para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele...”
Paulo sempre repete
essa verdade:
Esse é um santo
chamado: “...que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as
nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada
em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos” – 2 Tm 1.9.
Ele nos predestina para
sermos como Seu Filho: “Porquanto aos que de antemão conheceu,
também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que
ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses
também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que
justificou, a esses também glorificou..” – Romanos 8.29,30.
Esse último texto nos
dá oportunidade de falar sobre esse – “os que de antemão conheceu...” – Essa
palavra não é usada no sentido de simplesmente conhecer o futuro de todos os
que viveram. ( Rm 11.2; 1Pe 1.2,20, At 2.23).
"Deus me conheceu
de antemão!”
Eleitos de acordo com a
presciência de Deus.
Mas o que isso
significa?
Significa que eu
realmente me elegi e então Deus soube que eu faria isso, então ele me escolheu
com base na minha auto-eleição.
É isso que "a
presciência de Deus" é o ensino?
“Não me escolhestes vós
a mim, mas eu vos escolhi a vós” - João 15:16. Nossa escolha de Deus é baseada
em Deus nos escolhendo, e não vice-versa.
A presciência de Deus
de seu povo não é meramente sua consciência do que eles farão. ( Quem estaria
criando o futuro que Deus viria a conhecer? )
Sua presciência de seu
povo é o seu reconhecimento de que eles são seus, ou o seu reconhecimento
deles. Deixe-me dar seus dois exemplos desse tipo de conhecimento.
1. No Salmo 1: 6 diz:
"O Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios
perecerá."
Isto não significa que
ele está ciente do caminho do justo, mas é ignorante do caminho do ímpio. Isso
significa que ele reconhece o caminho dos justos. O conhecimento que Deus tem
de seu povo é a sua aprovação e reconhecimento.
2. Em Amós 3:2 Deus diz
a Israel: "Vocês só tenho conhecido entre todas as famílias da
terra." – “De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido” -
Amós 3:2 – A NVI já coloca direto o significado: "Escolhi apenas vocês de
todas as famílias da terra; por isso eu os castigarei por causa de todas as
suas maldades". - Amós 3:2
Isso, é claro, não significa que Deus está apenas ciente da
existência de Israel e não estava ciente da existência das outras nações, mas
que ele só reconhece Israel como seu. Ele
só reconhece Israel como seu povo.
Você vê que em Romanos
8 Ele diz: “Porquanto AOS que de antemão conheceu, TAMBÉM os predestinou para
serem conformes à imagem de seu Filho” (V.29) - Ele não diz alguns dos que ele
conheceu Ele predestinou. Mas todos os que Ele conheceu. Se sua presciência
aqui fosse – estar prevendo o futuro – então ele conhece a todos assim. Mas
aqui Ele fala que ...
TODOS que Ele conheceu de antemão, a estes Ele predestinou...
TODOS que Ele conheceu Ele
PREDESTINOU.
TODOS que Ele
predestinou Ele CHAMOU.
TODOS que Ele chamou
Ele JUSTIFICOU.
TODOS que Ele
justificou Ele GLORIFICOU.
Como nem todos os que
Deus conhece o futuro, são chamados, justificados e glorificados, é óbvio que o
sentido aqui é outro.
Por exemplo, em
Jeremias 1:5, Deus diz a Jeremias: "Antes que eu te formasse no ventre
[sua mãe] Eu te conheci ..." O que significa isso? Esse “conheci”, não é
previsão do futuro, pois nesse aspecto, ele conheceu todo mundo.
O que isso significa? Será
que isso significa: "Antes de você estar no ventre de sua mãe, eu sabia
que você ia nascer?" É claro que não
é isso que Deus estaria dizendo. É meio óbvio. Obviamente, Deus sabe de tudo. Mas
Deus está dizendo algo específico sobre Jeremias.
Deus diz isso, porque
na Bíblia, como já vimos, a palavra conhecer não significa apenas saber. Quando
por exemplo, é dito em Gn 4.1: E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela
concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. - Gênesis
4:1 – Significa que Adão soube que Eva estava lá e de repente ela ficou
grávida? Não, é claro. Significava muito mais.
Quando Deus diz: “Eu te
conheci Jeremias, antes de você nascer” – não é eu sabia a teu respeito, que
você existiria...
É claro que ele sabia
sobre ele. Ele conhece todo mundo. O que
foi diferente foi: "eu defini o meu amor e escolha sobre você.
Quando Adão entrou e
conheceu Eva, isso significava que ele pôs o seu amor em sua forma mais literal
e completa possível; ele teve relações sexuais com ela, como a marca da Aliança
de amor.
Ele a amava. Amava-a em sua totalidade. Eles eram completamente um, e ela teve um
filho.
Você vê, quando Deus
diz a Jeremias: "Eu conheci você quando você estava no ventre de sua
mãe", o que ele quer dizer é: "Antes mesmo de você nascer ... muito,
muito antes... Eu coloquei meu amor em você."
Ele não está falando
sobre o reconhecimento de uma existência que já está lá; ele está falando sobre
a formação de uma existência através do amor.
Por exemplo, Jesus
dirá: “E então lhes direi abertamente: NUNCA VOS CONHECI; apartai-vos de mim,
vós que praticais a iniquidade” Mateus 7:23. É porque Deus não sabia da
existência dessas pessoas? Seria ridículo pensar isso. Ele nunca os conheceu no
sentido que temos visto. Refere-se à escolha avançada de Deus de conhecer
certos indivíduos numa relação de amor. Claramente, Paulo, em Romanos 8, está
distinguindo aqueles em quem Deus estabeleceu Seu propósito de salvar do resto
da humanidade. Assim, a presciência de Deus contém o conceito de Sua
predestinação de pessoas e eventos.
Deus nos escolheu para
sermos santos e irrepreensíveis. Ambas as palavras olham para nossa
santificação, mas de ângulos ligeiramente diferentes. A santificação
progressiva agora de todos os que são chamados soberanamente por Deus, e a
santidade final, que é a Glorificação – onde teremos completa ausência do
pecado. Mas esse é o propósito inexorável da Eleição.
Paulo diz que o
objetivo de Cristo para Sua igreja é ( “Para a apresentar a si mesmo igreja
gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.”
– Efésios 5.27.
Isso leva os Eleitos
aqui neste mundo viverem uma vida de integridade. Integridade significa você
ser o mesmo em particular como é em público. Você vive constantemente
consciente da presença de Deus. Isso é que é Piedade.
Embora seja verdade que
nunca seremos completamente santos e irrepreensíveis diante de Deus, enquanto
estivermos neste corpo de pecado ( Rm 7 ), se formos o povo escolhido de Deus,
estaremos crescendo em santidade. Quando Paulo fala em Romanos 8, ele mostra
como a corrente que começa com a Predestinação é inquebrável, e termina
inexoravelmente com a Glorificação: “E aos que predestinou, a esses também
chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a
esses também glorificou.” – Romanos 8.30.
Justificação = O pecado
não mais condena.
Santificação = O pecado
não mais reina.
Glorificação = O pecado
não mais existe.
Paulo relaciona nossa
Eleição feita por Deus, a um crescimento num comportamento santo: Colossenses
3: 12-13 : “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos
afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de
longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso
alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou,
assim também perdoai vós”
Portando, nada pode ser
mais falso, do que dizer que se Deus Elege alguém, essa pessoa poderá viver
como quiser, em pecado e mundanismo. Quem diz isso, ou nunca leu a Bíblia, ou é
completamente cínico.
Infelizmente gastamos
tempo defendendo uma doutrina tão claramente ensinada nas Escrituras. Você vê
que Paulo simplesmente declara aqui: “Porque Deus nos escolheu ( Elegeu ) nele
antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua
presença.” Efésios 1.4.
Paulo não debate o
assunto, não pede desculpas... não fica andando sobre a ponta dos pés sobre
este assunto. Ele declara clara e abertamente a verdade da Eleição Soberana.
Ele nos abençoou com
todas as bênçãos espirituais... e então diz que a primeira delas é essa:
Eleição! Tentar negá-la, e negar abertamente a Palavra de Deus.
Todo o problema é que é
ofensivo para o homem natural, Deus ser Deus. E infelizmente muitos “cristãos”
estão nessa mesma categoria. Quando você está inteiramente disposto diante da
verdade de que “Deus deve ser Deus”, nunca mais a doutrina da Eleição Soberana
será um problema para você.
Você simplesmente se
levantará e dirá com alegria como Paulo em adoração: “Bendito seja o Deus e Pai
de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais
nas regiões celestiais em Cristo. 4 Porque Deus nos escolheu nele antes da
criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.” –
Efésios 1.3,4.