A
Palavra de Deus Como Lâmpada
"A. revelação das
tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples" (SI 119.130). E em
uma veia mais pessoal: "'Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e
farpara os meus caminho' (SI 119.105). Assim o salmista expressa a maneira como
a Palavra de Deus age como uma fonte de iluminação espiritual, compreensão e
orientação. Essa luz é importante tanto na regeneração do pecador como na vida
diária do crente. Por um lado, a condição natural do homem caído é de trevas,
ignorância e cegueira (Ef 4.18); por outro, o próprio povo de Deus deve, às vezes,
caminhar em condição de treva espiritual na qual somente a luz da Palavra de
Deus pode proporcionar-lhes algum conforto ou esperança (SI 130.5,6; Is 50.10).
"A menos que a
Palavra de Deus ilumine o caminho", escreveu Calvino, "toda a vida
dos homens é envolta em treva e neblina, de sorte que eles não podem senão
extraviar-se miseravelmente."
A Palavra de Deus como
um Martelo
"Não é a minha
palavra fogo, diz o SENHOR e martelo que esmiuça a penha?' (Jr 23.29). Não há
aspecto mais horrendo e desalentador do que a condição do homem decaído pela
obstinação produzida pelo pecado e por sua permanência no pecado. A Escritura
fala de homens endurecendo seu coração, sua mente, seu pescoço e seu rosto em
um esforço determinado de apresentar-se a Deus em corpo e alma, mas
demonstrando a mais obstinada resistência à vontade divina para a sua vida. Tal
é o peso e a força inerentes à Palavra de Deus que um golpe demolidor do
Espírito Santo brandindo a Palavra como um martelo é suficiente para romper em
pedaços o coração mais endurecido. Dessa maneira, a alma mais resistente pode
ser vencida e as fortalezas do pecado, demolidas.
Devemos acrescentar
aqui que um dos mais temíveis de todos os mistérios ligados à pregação da Palavra
é a maneira como pecadores empedernidos podem realmente tornar-se mais
determinados a endurecer.4 Essa é a vontade de Deus para sua destruição e sua maior
condenação. Foi assim quando Moisés levou a Palavra de Deus ao Faraó; e foi
assim quando Paulo pregou aos judeus na sinagoga de Éfeso, ocasião em que
vários deles "se mostravam empedernidos e descrentes" (At 19.9). Quão
insondáveis são os juízos de Deus, e quão inescrutáveis os seus caminhos!
A Palavra de Deus Como
Espada
Em sua descrição da armadura
completa de Deus, o após-tolo Paulo enumerou em Efésios 6 as armas do cristão,
das quais somente duas são ofensivas. Uma delas é apresentada como "toda
oração e súplica" e a outra como "espada do Espírito, que é a Palavra
de Deus" (Ef 6.17,18). São essas as armas do cristão para o combate, as
quais, diz o apóstolo, "não são carnais e sim poderosas em Deus, para
destruir fortalezas" (2Co 10.4).
De modo semelhante,
Hebreus 4.12 menciona a Palavra de Deus como uma arma, porque ela é "mais
cortante do que qualquer espada de dois gumes". O ponto comparativo aqui é
o uso da espada para penetrar e ferir o inimigo com efeito mortal. Assim, a
Palavra de Deus pode perfurar e penetrar o coração do homem, penetrando tão
profundamente e cortando com tal eficácia que divide alma e espírito, como
"juntas e medulas". E em sua investida para perfurar e dividir, a
Palavra de Deus expõe e sujeita ao seu reto juízo "os pensamentos e propósitos
do coração".
A experiência aqui
apresentada é bem conhecida entre os cristãos. Ela não é, de modo algum, uma
experiência rara entre aqueles que ouvem fielmente a pregação da Palavra de
Deus, para receberem do púlpito palavras que expõem tão correta e agudamente a
condição de seu próprio coração e vida, ao ponto de fazê-los sentirem-se
totalmente expostos, envergonhados e condenados.
A Palavra de Deus Como
Semente
"O salário do
pecado é a morte", escreveu Paulo em Romanos 6.23. A condição espiritual
do homem, como criatura submetida à escravidão do pecado e vivendo nela, é uma
das mortes em delitos e pecados (Ef 2.1). Se ele precisa ser libertado de tal
condição mortal, terá de ser vivificado ou "ressuscitado". Essa
vivificação é citada na Escritura como "nascer de novo". Esse novo
nascimento ou regeneração é obra do
Espírito 0o 3.5) usando
a "semente incorruptível" da Palavra de Deus (IPe 1.23). De modo
semelhante, Tiago declara que Deus é o Pai de todos os cristãos, dizendo:
"Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para
que fôssemos como que primícias das suas criaturas." (Tg 1.18).
Nessas passagens, a
Palavra é comparada a uma semente com sua preciosa carga de vida, um grande
potencial armazenado à espera somente das condições propícias para germinar,
crescer e produzir muito fruto. Tudo isso é confirmado pormenorizadamente na
Parábola do Semeador, apresentada pelo Se¬nhor. Lucas registra que ele disse
explicitamente — "a semente é a palavra de Deus''' (Lc 8.11). A Palavra é
o meio pelo qual, na frase de Henry Scougal, "a vida de Deus" é
plantada "na alma do homem". Miraculoso é o resultado, e muitos são
os frutos, quando a preciosa semente é lançada na "boa terra" do
coração daqueles que são "destinados para a vida eterna" (At 13.48).
Tal é a profundidade e
extensão da transformação efetuada pela Palavra de Deus na vida do povo de
Deus. Os pecadores são tirados das trevas e levados para a luz. A dureza de seu
coração é quebrada, e o coração, conquistado; eles são chamados a ver e
conhecer as profundezas de seu próprio pecado e miséria; e nascem de novo para
a vida eterna. A Palavra de Deus é exaltada como a lâmpada da sua verdade, o
martelo de sua justa ira, a espada do seu Espírito, e a semente da vida eterna.