O cristão e o
não-cristão pertencem a dois domínios inteira-mente diversos. . . a primeira
coisa que você deve entender sobre si mesmo é que você pertence a um reino
diferente. Você não difere apenas na essência; você vive. em dois mundos que
diferem de modo absoluto entre si. Você está neste mundo; não pertence a ele,
porém. . . você é cidadão doutro reino. . .
Que se quer dizer com este
reino dos céus?. . . Significa, em sua essência, o governo de Cristo, ou a
esfera e domínio em que Ele reina. . . Muitas vezes, quando Ele estava aqui,
nos dias de Sua carne, nosso Senhor disse que o reino dos céus já estava presente.
Onde quer que Ele estivesse presente e exercesse autoridade, ali estava o reino
dos céus.
Você recorda como, em
certa ocasião, quando O acusaram de expulsar demônios pelo poder de Belzebu,
Ele demonstrou-lhes a completa loucura disso, e prosseguiu, dizendo: «Se,
porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o
reino de Deus sobre vós» (Mateus 12.28). Eis o reino de Deus. Sua autoridade e
Seu reinado estavam presentes na prática. Eis, então, Sua frase, quando disse
aos fariseus:«O reino de Deus está dentro em vós», ou, «o reino de Deus está
entre vós». Era como se dissesse: «Ele está-se manifestando no meio de vós. Não
digais: olhe para cá, ou: olhe para lá. Despojai-vos dessa noção materialista.
Aqui estou entre vós; estou realizando obras. O reino está aqui». Onde quer que
o reino de Cristo esteja sendo manifestado, ali está o reino de Deus. E quando
Ele enviou Seus discípulos para pregar, disse-lhes que falassem às cidades que
não os recebessem: «Não obstante, sabei que
está próximo o reino de Deus» (Lucas 10.11).
Studies in the Sermon on the
Mount, i, p. 39,40






