• Puro conteúdo Reformado!

    ReformedSound

    .

    .

    #

    A mente de Paulo – O Evangelho!




    "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus." - Romanos 1:1


    Paulo podia não ter noção, mas ele estava abrindo com essas palavras a maior carta já escrita, o mais profundo e poderoso documento teológico que um ser humano poderá colocar seus olhos.


    Deus diz para todos os pregadores: “Pregue a Palavra” (2 Tm 4.2) – Romanos, por todos os critérios, é a Palavra por excelência. O completo Evangelho... se um homem chegou a entender Romanos, Ele entendeu a Verdade!


    No final do século IV, em Hipona, uma série de conselhos de igrejas foi realizado e listado então, os 27 livros que tinham sido reconhecido, nos três séculos anteriores pela igreja – desde os dias dos apóstolos, como sendo inspirados por Deus.


    Houve debates sobre alguns pequenos livros do Novo Testamento, como a segunda e a terceira carta de João... mas entenda, não foi reunido um grupo de homens para determinarem simplesmente o que seria a Palavra de Deus. Você entende? Estes conselhos não foram votando, depois de expor opiniões... o que estaria incluído...


    Por exemplo... “Reunião aberta... Ordem! Primeiro livro analisado... Mateus... Vamos incluir Mateus no Novo Testamento? Quem concorda levanta a mão... Maioria? Então esá incluído... Vamos passar para Marcos... aprovado? E o livro de Lucas? Atos?...  Vamos passar agora as Cartas... O que você acham de Romanos?”


    Não foi nada parecido com isso. Um punhado de pecadores regenerados pela Verdade não definem o que é a verdade. Um punhado de pecadores não dão autoridade aos livros que compõe o Novo Testamento. A Palavra não está sob a igreja... A Palavra traz a igreja a existência e não o oposto.


    Pedro pregou no dia que a igreja estava nascendo... ele pregou a Palavra naquele dia, e Deus acrescentou milhares a igreja. Cada vez que pregamos a Verdade, Deus acrescenta a igreja todos os que Ele escolheu para a vida eterna... e que passam compor a Sua igreja. Deus faz isso, e faz isso tão somente através da Palavra.


    Esses antigos líderes reunidos no norte da África simplesmente reconheceram finalmente o que a Igreja sempre reconheceu, ou seja, a autoridade final que o Espírito Santo tinha dado aos Apóstolos e homens sob a  influência direta deles, para colocar no Livro toda a Verdade concernente a Deus e Seu plano eterno em Seu Filho...


    A autoridade não estava nas reuniões da igreja – estava nos livros apostólicos inspirados pelo Espírito. Não foram homens, mas Deus escolheu que livros estariam no Novo Testamento, inspirando seus apóstolos para os escreverem.


    Romanos é O Evangelho por excelência... e estudá-lo é o ponto mais alto que a mente humana pode alcançar nesta vida. Devemos pregar e estudar esta carta, por exemplo, porque ela é a Palavra de Deus... e a ordem que temos de Deus, nos diz não para pregarmos nossas ideias, convicções... mas para pregarmos a Palavra.


    Romanos não é um bom galho com seus frutos na Bíblia, mas um tronco. Quem dera pudéssemos passar por cada galho dessa magnífica árvore que é a Palavra de Deus... Mas devemos começar com grandes troncos... apesar de toda a Bíblia ser igualmente inspirada, não é igualmente crucial em cada porção. A pequena carta aos Efésios realiza algo com um peso incomensuravelmente mais robusto do que o Livro de 1 Reis... embora em tamanho o segundo seja maior. Ambos tem a mesma inspiração, mas alguns lugares são montanhas altíssimas da Verdade de Deus para nós. Naum e o livro de João são ambos inspirados, ambos estão entre os 66 livros das Sagradas Escrituras, mas Naum não é tão importante quanto o Evangelho de João, embora ambos sejam a Verdade revelada de Deus.


    A Carta de Paulo aos Romanos é muito mais poderosa e abrangente em comparação a outras cartas do próprio apóstolo Paulo... Saindo das Escrituras, pense, há alguns sermões mais profundos e superiores a outros sermões igualmente verdadeiros e fiéis a Palavra... assim, a Carta de Paulo aos Romanos está no limiar, no topo, de toda a revelação de Deus do Seu Plano eterno... entender Romanos é entender O Evangelho.


    Queremos juntos e calmamente estudar esta grande Carta aqui no blog... será uma viagem inesquecível pela mente de Paulo... na Verdade, Pela Mente de Deus. Será uma longa viagem...

    Até amanhã.