Eu hoje ouvi um proeminente
pastor evangélico advertir em um sermão, que não devemos deixar que nossa
teologia fique no caminho do nosso amor.
Fico sempre chocado ao
ouvir pastores advertindo contra a teologia, porque isso equivale a um ato de “auto-sabotagem”
– se de fato você é cristão. A teologia é tudo o que temos. Imaginem o Steve
Jobes falando contra o uso de smatphones, ou Bill Gates falando sobre não
usarmos computadores, ou George Foreman falando contra comer carne e ter um grill...
Tire a teologia bíblica da igreja e ela não tem mais nada a não ser puro vapor e ar.
A “teologia” não
bíblica pode ficar no caminho do amor (como Deus o define) – na verdade se
não é teologia bíblica ficará certamente no caminho do amor. Toda compaixão que
leve a uma redefinição do evangelho é falsa e o oposto do amor.
Eu entendo então como a
falsa teologia ( humanista ) pode ficar no caminho do amor. Mas a boa teologia
é simplesmente a visão de Deus sobre a criação, a humanidade, o pecado, a
salvação, o sexo, o casamento, os relacionamentos... em conformidade com tudo o
que Deus revelou sobre si mesmo. Na medida em que falamos sobre qualquer um
desses assuntos de forma que se alinhe com o que Deus claramente diz em Sua
Palavra, temos boa teologia... temos a Verdade de Deus! Este pensamento correto
sobre Deus ( Como Ele se revelou ) e Seu mundo deve nos levar a amar a Deus
sobre TUDO (Como Ele é ), e apenas como um eco desse amor supremo amar a sua
criação – criada para manifestar a glória da Sua pessoa, Seu caráter... Ou
seja, nós ainda não entendemos realmente e amamos o que Ele revelou, ou ainda
somos seus inimigos.
A Bíblia em nenhum
lugar sugere que boa teologia pode
dificultar amor. Paulo passa a primeira metade de suas cartas expondo boa
teologia. Quando ele faz a transição para aplicação na segunda parte de suas
cartas, ele nunca adverte que algumas das coisas boas reveladas por Deus que
ele mencionou no início de suas cartas podem agora se tornar um perigo. E nem
nós jamais deveríamos, se servimos o mesmo Deus e cremos na mesma Palavra.
O pastor que estava
falando sobre não deixarmos nossa doutrina ficar no caminho do amor, estava
abordando a questão homossexual. Ele não tinha coragem de dizer que o que a
Bíblia diz sobre isto está errado ( pelo menos por enquanto não ) – então ele
dizia que a teologia não era de todo ruim. Mas ele queria fazer coro com a
torcida progressista da cultura atual – então ele disse que o amor ao invés da
doutrina é o mais importante. ( Esse sempre foi o discurso do Liberalismo ).
O que ele esqueceu, ou
quer que nós esqueçamos, é que nós nem sabemos o que é o amor além da teologia.
João escreveu: “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós...” (1
João 3:16). “Deus é amor” ( 1 João 4.8
). E disse: “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas.” ( 1 João 1:5 ). A Bíblia continua
dizendo em todo lugar que “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos”
(Isaías 6.3)...
Essas são afirmações
teológicas... precisamos de Toda a Verdade
de Deus ou não temos a Verdade de forma alguma: “Portanto, no dia de hoje, vos
protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos
anunciar todo o conselho de Deus.” (Atos
20:26,27). Como toda boa teologia ( Bíblica ), ela nos leva a amar – com a
definição de Deus de amor e não da cultura atual. Só o amor como Deus o revela
é amor. Por que Ele – em seu caráter santo e imutável – “é amor!” Nada em
desacordo com Ele pode ser assim chamado. Se o amor é deturpado nesse mundo, é
exatamente por não expressar a Verdade de Deus. Quando estudamos e meditamos
nesse Deus, nós estamos fazendo teologia. Teologia bíblica, portanto, jamais é
um obstáculo para o amor ( a menos que você tenha abandonado a definição
bíblica e abraçado a definição da mente humana em inimizade contra Deus – “Porquanto
a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus,
nem, em verdade, o pode ser.” Romanos 8:7 ).
Teologia então jamais é um obstáculo para o amor, mas como João, por
exemplo, repetidamente diz, é a ÚNICA maneira que ele pode ser expressado no
mundo.
A Bíblia ensina em todo
lugar, que cada atributo descritivo de Deus inclui todos os outros. Se pegarmos
o atributo do seu amor, por exemplo: O amor de Deus é um amor justo, um amor
eterno, um amor soberano, um amor santo, um amor que odeia o pecado... muitos (
liberais, humanistas... ) tentam, além de redefinir o amor conforme a cultura,
dar à primazia ao amor porque querem negar a primazia de atributos como
onipotência e imutabilidade, para não mencionar justiça e ira. Mas a Bíblia só
conhece o amor como Deus o define. E se o amor inclui todos os outros atributos
- se o amor de Deus é onipotente e imutável, então não se ganha nada ao tornar o amor o atributo principal de
Deus. A não ser que redefinam Deus, o amor... abandonando a Bíblia e abraçando
a mente humana em detrimento dela. Mas para estes Tiago diz: “Adúlteros e
adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”
- Tiago 4:4
Como filhos de Deus
devemos andar de modo digno dEle. Mas como? Paulo diz que fazemos isso vivendo
de modo coerente com o caráter revelado de Deus – Por exemplo, no início de
Efésios Paulo fala primeiro sobre a revelação do amor de Deus ( 1.4 ), depois
sobre a iluminação do povo de Deus apenas por Graça soberana (1.17); e mostra a
revelação da sabedoria de Deus na salvação (3.10). Depois, no restante da carta
– por exemplo, no capítulo 5, Paulo retoma esses temas e mostra como a
verdadeira vida cristã é sempre coerente com eles. Viver segundo a vontade de
Deus é andar em amor, é andar na luz, é andar em sabedoria...
"Sede pois
imitadores de Deus, como filhos amados; e
andai em amor, como
também Cristo vos amou, e se
entregou a si mesmo por
nós, em oferta e sacrifício a
Deus, em cheiro suave.
Mas a prostituição, e
toda a impureza ou avareza, nem
ainda se nomeie entre
vós, como convém a santos; nem
torpezas, nem
parvoíces, nem chocarrices, que não
convém; mas antes ações
de graças.
Porque bem sabeis isto:
que nenhum fornicário, ou
impuro, ou avarento, o
qual é idolatra, tem herança no
reino de Cristo e de
Deus. Ninguém vos engane com
palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Déus
sobre os filhos da desobediência." -Efésios 5:1-6.
Andar em amor, andar na
luz, a ira de Deus sobre o pecado... são tudo aspectos da mesma coisa.
Martinho Lutero
costumava dizer que o problema com o homem é que ele é incurvatus in se - curvado sobre si próprio. Ele torceu os
propósitos de Deus para a sua vida vivendo para si mesmo. Mas a graça muda
isso, e o faz mudar mais e mais, com vistas a produzir a semelhança de Cristo
em nós. Andar segundo a vontade de Deus significa viver como uma oferta a Deus
e como um sacrifício vivo (Romanos 12:1-2).
Paulo também expressa
negativamente o andar em amor. Isso é impressionante, em nossa moderna
atmosfera de opinião, em que se presume tão
superficialmente que quem ama nunca deve dizer "Não". Este é um
conceito absurdo na Bíblia. Neste capítulo 5 de Efésios por exemplo, Paulo dá
uma substancial (ainda que não exaustiva) lista de práticas às quais o amor dirá "Não".
Por que há de ser
assim? Porque o amor é o cumprimento da
lei Portanto, o amor recua ante a
quebra da lei. O amor sabe que há muitas atividades sobre as quais ele escreverá
com ponteira de ferro: "Não-Não" (Romanos 13:8-10).
Ter direção, saber e
praticar a vontade de Deus, como podemos ver, é uma questão moral, e não apenas
intelectual. Assim também o amor é uma questão moral. Não é mera questão de
sentimentos. Envolve decisões do coração. Estar andando segundo a vontade de
Deus implica que alguma medida desta qualidade do amor cristão está sendo
exibida em nossas vidas. No mínimo, se dizemos que desejamos a vontade de Deus,
temos que fazer do amor, como revelado em Deus, nosso objetivo.
E como afirmamos
anteriormente, teologia então jamais é um obstáculo para o amor, mas como Deus repetidamente
diz em Sua Palavra, é a ÚNICA maneira que ele (o amor ) pode ser expressado no
mundo. Ame da única maneira possível. Ame teologicamente!