Se fosse possível você
adquirir um livro que contivesse nele a suma de uma vida inteira de pensamentos e
experiências mais profundas em assuntos espirituais do maior líder cristão de
todos os tempos, do homem que mais teve intimidade com Deus na história, você
iria correr para comprá-lo? Você iria mergulhar nas profundezas da sabedoria
sublime em cada sentença? E se toda essa sabedoria estivesse condensada em um
texto que pode ser lido em apenas 19 minutos, você acreditaria? Esta é a carta
de Paulo aos cristãos em Éfeso.
Embora ela seja
incrivelmente curta, eu estive lendo os sermões de Calvino sobre ela, e são 48
sermões totalizando 705 páginas. Só do capítulo 1, Lloyd-Jones pregou 37
sermões. O grande Puritano, Willian Gurnall (1616 – 1679 ) escreveu O Cristão
com armadura completa – a obra tem 1.200 páginas para falar somente sobre
Efésios 6.10-20. Ou seja, 1.200 páginas
para falar sobre 10 versículos! É porque há uma profundidade inimaginável nesta
epístola tão breve. Como entender ou aplicar ela a nossa própria vida? É uma
coisa imensa pensar nisso – ou escrever sobre ela. A única coisa que podemos
fazer ao chegar a ela, é orar como Paulo Orou:
“...lembrando-me de vós
nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da
glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo
iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a
esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos
santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos,
segundo a operação da força do seu poder” - Efésios 1:16-19
Um famoso poeta inglês,
Samuel Coleridge, disse que a Carta aos efésios é “a composição mais divina
feita por um homem... o Grand Canyon da Bíblia” – porque – “é
inacreditavelmente bela e aparentemente
inesgotável para aquele que separa tempo para contemplá-la” – Lloyd-Jones diz
que Efésios é “a mais sublime e majestosa expressão do Evangelho”.
Há algo interessante no
ponto de partida dessa Carta, porque três manuscritos antigos omitem as
palavras finais do primeiro versículo: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela
vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso” - Efésios 1:1 – Em Éfeso não
aparece em todos os manuscritos. Outros manuscritos tem as palavras. É estranho
a palavra não está em alguns manuscritos, mas sem elas, a gramática do texto
fica estranha, implicando que a alguma cidade ela foi designada. A maioria dos
manuscritos gregos, porém, contêm as palavras. Assim ela foi associada a Éfeso.
Mas como havia o interesse que a carta circulasse por outras igrejas na Ásia,
se supõe que os que não contém as palavras, foi deixado um espaço em branco
para se colocar o nome da igreja que também a receberia, apesar de
originalmente ter sido endereçada a Éfeso.
Na carta, Paulo trata
de grandes Doutrinas do Evangelho, e não de problemas particulares de uma
igreja local, uma congregação particular... por isso seria fácil a carta se tornar
uma carta que poderíamos chamar de circular...
Ela pode então circular
por várias igrejas no oeste da Ásia Menor, mas Éfeso era a cidade mais
importante da região. Efésios e Colossenses tem muitas coisas em comum, ambas,
junto com Filipenses e Filemom, foram escritas por Paulo na prisão – ao que
tudo indica, em Roma.
Epafras, o provável
fundador da igreja em Colossos, relatara a Paulo em Roma como a igreja estava.
Existiam muitas razões para alegria e contentamento, mas também haviam – como sempre
o erro encontra caminhos para penetrar na igreja – haviam também sérios
problemas doutrinários lá. Então Paulo escreve aos colossenses para abordar
isso, exaltando a pessoa e obra de Cristo como únicos.
Refletindo e pensando
no que escreveu aos cristãos de Colossos, Paulo foi tomado com a glória do
propósito eterno de Deus para a Igreja, as riquezas infinitas da Graça do Pai
para conosco em Cristo, e a maneira pelas quais essa grande verdade deve afetar
completamente a maneira como vivemos. Sendo tomado por esse sentimento, ele
escreve aos cristãos de Éfeso, pretendendo também que outros cristãos das
igrejas daquela região, também tivessem acesso a carta.
No mesma situação e
momento, Ele, Paulo, escreve a breve carta a Filemom – para pedir perdão pelo
seu escravo fugitivo, Onésimo – a quem
Deus chamou eficazmente através do apóstolo Paulo. Então ele envia as três
cartas – Efésios, Colossenes e Filemom, para a região através de Tiquico, seu
amigo e fiel colaborador que estava junto com ele em Roma ( Cl 4., Ef 6.21 e
Filemom vivia em Colossos) – As cartas foram enviadas em algum momento dos anos
60-62 da nossa era.
Efésios se divide em
duas partes – Capítulos de 1 a 3 – onde Paulo apresenta nossa posição em Cristo
estando assentado com Ele à direita do Pai, por causa tão somente de Sua Graça
Soberana. A ideia dominante é que a
glória, poder e sabedoria de Deus são exibidos mais profundamente e
completamente em Seu propósito eterno na Igreja, que é composta tanto de judeus
como de gentios que foram reconciliados soberanamente com Deus por Cristo.
Depois dessa
introdução, Paulo esboça as incomparáveis e inacreditáveis benções que já temos
porque o Pai nos escolheu soberanamente segundo o beneplácito de sua vontade (
1.4-6 ).
Esse é o Plano do Pai,
o Filho então nos redimiu ( 1.7-12), e o Espírito nos selou (1.13-14). Porque
cada uma dessas verdades são imensamente importantes e tremendamente profundas,
Paulo faz uma oração para que Deus abra nossas mentes para compreender as
riquezas de tudo isso, de todas as coisas que Deus já nos deu quando nos fez
membros do Corpo de Cristo, a Cabeça de todos nós ( 1.15-23)
Quando chega no
capítulo 2, Paulo passa a contrastar o que éramos por natureza antes de sermos
soberanamente colocados em Cristo, MORTOS EM PECADOS, com o que Deus fez por
nós tão somente pela Graça ( 2. 1-10 ).
O Pai nos ressuscitou
dos mortos e nos colocou assentados com Cristo no céu agora. Ele quer que todos
nós – cristãos gentios – se lembrem constantemente que estávamos completamente
alienados de Deus, e também das promessas de sua aliança, mas que agora, fomos
trazidos soberanamente a Cristo e em Cristo. Que Jesus mesmo – não nos dá – mas
ele mesmo é nossa paz – e que reconciliou gentios e judeus em um só corpo na
cruz, de modo que de agora em diante, estamos sendo edificados juntos como
morada de Deus no Espírito ( 2.11-22).
Já no capítulo três
Paulo inicia mencionando o fato dele ser um prisioneiro – prisioneiro de Cristo
– não de Roma – para o bem dos gentios... todos nós. Ele não quer que de forma
alguma sua prisão leve àqueles cristãos a duvidarem do soberano controle de Deus
sobre todas as nossas provações e sofrimentos. Assim ele se aprofunda para
mostrar a eles ( e a nós ) que Deus tinha agora revelado o mistério que esteve
oculto em todos os tempos, que os gentios seriam co-herdeiros e membros do
corpo de Jesus. Por isso, agora a multiforme sabedoria de Deus está sendo
exibida na terra e no céu através da igreja de acordo com o propósito soberano
e eterno de Deus. Como parte disso, as tribulações dele, Paulo, existem em
favor dos gentios, para sua glória ( 3. 1-13 ).
A visão dessas coisas
grandiosas leva Paulo de novo a oração, para que segundo as riquezas de sua
glória, Deus graciosamente conceda a esses cristãos a compreenderem algo do
insondável amor de Cristo e fiquem então cheios de toda a plenitude de Deus (
3.14-21 )
Depois disso, Paulo nos
capítulos 4, 5 e 6, mostra como a compreensão desse propósito soberano e
glorioso de Deus e nossa posição final e inabalável em Cristo ( Capítulos 1, 2
e 3 ) deve nos levar a viver uma vida digna desse Evangelho no mundo.
Do capítulo 4.1 ao 6.9 –
Paulo mostra de maneira clara cinco “caminhadas” diferentes que são produzidas
em nós com seus efeitos poderosos:
O andar digno em um
Corpo ( 4.1-16 ).
O andar decidido do
novo homem ( 4.17-32 ).
O andar em amor, ou
andar como filhos da luz num mundo mergulhado na escuridão ( 5.1-14 ).
O andar em sabedoria em
Cristo que afeta de forma total nossa vida em família – filhos, cônjuge... e
nossa caminhar cristão no trabalho ( 5. 16 – 6.9).
O andar e permanecer
firme neste mundo mau... que tem dias maus especialmente ( 6.10-20 ).
Como no capítulo dois o
apóstolo nos descreve estando sentados em Crist no céu, descansando em Sua obra
terminada, nos capítulos quatro e cinco, ele nos descrevendo caminhando neste
mundo baseados naquela posição firme e definitiva.
Sentados, retrata nossa
posição definitiva em Cristo.
Andar, retrata o viver
nesse mundo.
Permanecer firmes,
descreve nossa resistência contra toda força espiritual do mal – mundo, carne,
potestades... tudo por causa da nossa posição em Cristo.
Enquanto vai
desenvolvendo essas verdades impressionantes, Paulo introduz e enfatiza vários
temas fundamentais.
Um é o fato de Deus ter
um Soberano e eterno propósito de reunir todas as coisas em Cristo, para a
glória de Cristo ( 1.9-11; 3.11).
A infinita salvação que
Deus graciosamente nos concede apesar de nós mesmos, apesar de nosso pecado...
para que sua graça soberana se mostre evidente (1. 3-23; 2.1-22 ).
Sobre essas coisas, a
palavra “riquezas” aparece 5 vezes. A palavra “Graça” aparece 12 vezes. A
palavra Glória aparece 8 vezes. A palavra plenitude, cheio ou preenchimento
aparecem 6 vezes. Mas o termo “em Cristo” aparece 15 vezes. E porque todas
essas coisas tão profundas sobre a Salvação soberana e o propósito eterno de
Deus são naturalmente incompreensíveis para a mente do homem sem a ação
soberana do Espírito, o apóstolo Paulo ora duas vezes para que Deus dê
entendimento que seja sobrenatural dessas gloriosas verdades a eles ( 1.15-23;
3.14-21 ).
Paulo quer que eles
vejam que a salvação está associada inexoravelmente a visão da igreja como o corpo de Cristo, e que
isto está no coração do propósito de Deus ( 1.22,23; 2.19-22; 3.4-11; 5.25-27,
29-32).
Juntamente relacionado
a isso, está o mistério que no passado ficou escondido, mas que agora foi
revelado, que a igreja é a nova criação... composta de judeus e gentios em
situação de igualdade em Cristo ( 2.11-22/ 3.1-12 ). Isso para nos mostrar que
a unidade da igreja é muito importante,
colocado como um tema dominante ( 2.14-22; 4.1-3,25 ).
Nós falamos que havia
certa correspondências em a carta escrita aos cristãos de Colossos e aos de
Éfeso, mas apesar disso, em Colossenses temos apenas uma referência ao Espírito
Santo (1.8), enquanto em Efésios ele assume um papel preponderante:
Temos sido selados pelo
Espírito como penhor de nossa salvação (1.13,14; 4.30 ).
Temos total acesso ao
Pai em um Espírito ( 2.18 ).
Estamos sendo
edificados como morada de Deus no Espírito (2.22).
É o Espírito que
revelou o mistério de Cristo aos apóstolos e profetas ( 3.5 )
O Espírito que nos fortaleço
no homem interior com poder ( 3.16 ).
Somos chamados a manter
a unidade do Espírito – não a criar... mas apenas manter o que Ele criou (
4.3,4 ).
Devemos dar atenção
total a não entristecermos o Espírito Santo no qual fomos selados ( 4.30 ).
Devemos ser cheios do
Espírito Santo ( 5.18 ).
Devemos usar a espada
do Espírito ( 6.17 ).
E todo tempo devemos
orar no Espírito ( 6.20 )
Mas Paulo sempre
deixará claro que a centralidade de TODOS esses temas, é a supremacia do Senhor
Jesus. Pois Deus propôs congregar todas as coisas no céu e na terra em Cristo (
1. 10) – como consequência devemos conhecê-Lo em seu poder – para isso
existimos ( 1.17,19 ). Deus Pai ressuscitou Cristo dentre os mortos e o colocou
à Sua Direita, muito acima de todas as coisas, não só agora, mas por toda a
eternidade ( 1.21-23 ). E tudo que Deus faz em nós – é centrado na pessoa e
obra perfeita de Cristo e em nossa unidade ORGÂNICA com Ele. Estar nEle é
expressão muito cara ao apóstolo Paulo. Enquanto andarmos lentamente por essa
carta... esses são os temas que devem ser aprofundados.
Devemos manter em
nossas mentes, que essas verdade profundas e insondáveis, não foram escritas
para brilhantes estudiosos e grande teólogos, mas para os membros comuns da
igreja... muitos dos quais eram escravos e totalmente desprezados em sua
cultura. Grande parte deles eram gentios que tinham vivido na mais profunda e
degradante idolatria, sem qualquer conhecimento de Deus.
Devemos lembrar que Éfeso
era muito famosa por seu tempo a Diana, ou Artemis – uma estrutura – o templo –
quatro vezes maior do que o tão famoso Partenon em Atenas – que é visitado até
hoje.
Esse templo em Éfeso
era considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo... Artemis, tão grande,
adorada e venerado por todo o império romano, era adorada através de encontros
imorais com suas sacerdotisas prostitutas, por exemplo. Nesta atmosfera é que essas
pessoas viveram antes de se converterem e depois de se converterem. O festival
anual em Éfeso para Diana, atraía multidões para Éfeso como o carnaval faz no
Brasil. Gerando receitas e riquezas abundantes para seu comércio e população.
Quando o evangelho começou afetar as vendas do santuário... houve um grande
motim dos ourives cuja riqueza dependia daquele negócio. Éfeso era o centro de
artes ocultas em todo o império romano. Quando os cristãos queimaram seus
livros ocultistas, Lucas diz que eles valiam 50.000 peças de prata – o que é
equivalente a 50.000 dias de salário ( At 19.18-41 )!
Foi para homens que
viviam assim , homens comuns, que tiveram essa bagagem de uma criação numa
cultura pagã e totalmente imoral, que Paulo escreveu sua carta.
E ele comela a colocar
para eles estes grandes temas – como a escolha soberana de Deus – Eleição, e a
Predestinação de todos os eleitos em Cristo antes da fundação do mundo ( 1.4-11
) – coisas que eram essenciais para eles – e para todo verdadeiro cristão –
para que não só venhamos a conhecê-las, mas a nos regozijar nelas, se queremos
realmente vidas santas neste mundo mau – como Éfeso era.
Nenhuma dessas
doutrinas são opcionais – elas são essenciais, e sem elas, você perde o
Evangelho.
Com tudo isso em mente,
podemos olhar rapidamente para efésios 1.1-2:
“Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão
em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus: A vós graça, e paz da parte de Deus nosso
Pai e do Senhor Jesus Cristo!”
Deus quer que todos nós
saibamos QUEM somos em Cristo e COMO
chegamos a ESTAR em Cristo.
Primeiro temos Paulo –
autor da carta. Ele ao fazer a descrição de si mesmo, nos ensina algumas coisas
sobre quem ele era e como veio a ser quem ele é.
Depois há os cristãos
em Éfeso. Sua descrição deles nos ensina muito sobre quem somos de fato e como
chegamos a ser isso.
Então Paulo resume como
ele e todos nós, viemos experimentar esta grande salvação na qual estamos
firmes.
"Paulo, apóstolo
de Cristo Jesus pela vontade de Deus ..." (1: 1a).
O nome de Paulo de fato
era Saul. Ele era judeu da tribo de Benjamim, que era a tribo do primeiro rei
de Israel – Saul. Paulo foi educado e treinado por um rabino famoso chamado
Gamaliel ( At 22.3 ) Ele tinha avançado muito no Judaísmo, superando muito
todos os outros, sendo totalmente e extremamente zeloso das tradições judaicas
( Gl 1.14 ). Ele aprovou e apoiou calorosamente a morte de Estêvão. A Bíblia
diz que Paulo estava devastando a igreja – indo de casa em casa e arrastando
homens, mulheres e seus filhos para serem presos, mortos... ( At 8.3;9.1).
Indo a Damasco em meio
a perseguição e fúria – A Bíblia diz que ele respirava ódio, como uma fera,
contra a igreja. Paulo é o exato protótipo de como não é o homem que busca
Deus, mas Deus busca seus eleitos. Deus soberanamente interviu na sua vida. Uma
luz repentina – mais brilhante que o sol do meio-dia, o cegou... Ele ouviu: “Saulo,
Saulo, por que me persegues?” – Ele respondeu: “Quem és Senhor?” – “Eu sou
Jesus, a quem tu persegues...” ( At 9.4-6).
Paulo não estava
insatisfeito com o Judaísmo, não estava buscando a Deus, ele não estava numa
fase da vida que estaria considerando alternativas religiosas... ele esta
empenhado para ir militantemente contra
tudo o que dizia a respeito de Cristo e ao evangelho. ( Gl 1.15,16 ). Mas ele
diz: “Deus que me separou no ventre da minha mãe e me chamou por sua graça”
Ou seja, Paulo não teve
nada a ver com sua conversão... sua nomeação para apóstolo... Em vez disso –
tudo aconteceu pela soberana vontade de Deus
e na hora determinada por Deus. Tudo que Paulo fez foi se opor feroz e
freneticamente a Deus – quando Deus na hora que quis o parou literalmente, o
cegou fisicamente, mas ao mesmo tempo abriu seus olhos espirituais para ver Jesus ressuscitado. E
Deus o separou e enviou ele a pregar o
evangelho, especialmente aos gentios, que antes, como um fariseu, ele desprezava
completamente.
Toda conversão
verdadeira é assim – não buscamos Deus, ele nos buscou.
Podemos olhar para a
conversão de Paulo ( e a nossa ) e perguntar: Quem buscou quem?
Olhe e responda:
Paulo correu de Cristo;
Cristo o perseguiu e o alcançou.
Paulo resistiu a
Cristo; Cristo o venceu e o desarmou.
Paulo perseguia Cristo;
Cristo o converteu.
Paulo era um
estrangeiro, um estranho; Cristo o fez membro da família.
Paulo era um inimigo;
Cristo fez dele um amigo.
Paulo estava “na
carne”; Cristo fez dele um homem “no Espírito”.
Paulo odiava a igreja;
Cristo o fez amar e gastar sua vida pela igreja.
Paulo estava sob a Lei;
Cristo o colocou sob a Graça.
Paulo estava morto;
Cristo o fez vivo para Deus...
Agora me diz: Quem
buscou quem? Quem escolheu quem?
Paulo responde: “Como
também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção
por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” -
Efésios 1:4-5
Se realmente conhecemos
Cristo como nosso Salvador, sabemos que não foi de forma nenhuma algo iniciado
ou feito por nós. Estávamos espiritualmente mortos em nossos pecados ( Ef 2.1
). Vivendo, como diz Paulo, na futilidade, obscurecidos em nosso entendimento,
excluídos e alienados da vida de Deus por causa da ignorância que nos dominava,
e estávamos totalmente entregues à sensualidade, impureza e amor ao dinheiro (
4.17-19 ).
Vivendo nesta condição,
as palavras maravilhosas de Efésios 2.4,5 invadiram nossas vidas: “Mas Deus,
sendo rico em misericórdia, por causa do seu grande amor com que Ele nos amou,
mesmo estando nós mortos em nossas transgressões, nos ressuscitou juntamente
com Cristo ( pela Graça sois salvos )” Foi tudo por causa do “mistério da sua
vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo” - Efésios 1:9
E quando finalmente Paulo
descreve os cristãos em Éfeso, ele diz muito de como chegamos a ser o que
somos: "Aos santos que estão em Éfeso e que são fiéis em Cristo
Jesus" (1: b).
A primeira coisa é
essa: somos “santos”. Ele não está usando o termo como para descrever crentes
extraordinários, que estão num nível acima dos outros, não, na Bíblia todos os
que estão em Cristo são santos. “Separados”, “santos, “santificados...” Ou
seja, fomos separados do mundo e purificados de toda a culpa pelo sacrifício
final de Cristo em favor dos eleitos ( Hb 10.10,14 ). Estamos agora separados
desse mundo maligno, separados para Deus e seus santos propósitos: “Porque Deus
nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e
irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados
como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade”
- Efésios 1:4,5.
A segunda descrição dos
cristãos que Paulo faz aqui, é que são “fiéis em Cristo Jesus” – Fiel pode
significar obediente... mas aqui, o significado é de “crentes”. Não existe
salvação sem o homem ser levado a crer pessoalmente em Jesus e sua obra...
expiação, propiciação... Cristo é o objeto da fé... ninguém creu nele verdadeiramente
sem compreender o que Ele é e o que Ele fez.
A fé salvadora é um dom
de Deus ( Ef 2.8,9, Fil 1.29 ), é um dom que nos leva a fazer algo. Quando
Deus, ao nos regenerar soberanamente, abre nossos olhos cegos para vermos nossa
condição miserável ao mesmo tempo que vemos pela primeira vez a beleza de Cristo,
seu sacrifício, sua expiação, sua propiciação... neste instante sabemos e
conhecemos nossa impotência e depravação total, e corremos para Cristo. Nos
lançamos totalmente em Cristo.
Deus nos coloca então “em
Cristo, para que tudo que é verdadeiro sobre Ele, passe a ser verdadeiro sobre
nós por causa dEle: “É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo
Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade
e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no
Senhor". - 1 Coríntios 1:30,31
Então, finalizando,
Paulo resume como passamos experimentar esta grande salvação na qual estamos
firmes ( 1.2 ).
"Graça a vós e paz
da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo".
Esta, apesar de ser uma
saudação “comum” do apóstolo Paulo, é profunda. Como já foi dito, “nenhuma
palavra é mais importante em toda a nossa fé do que ‘graça’ e ‘paz’’.
A Graça é o princípio
da nossa fé.
A paz é o fim de nossa
fé.
Graça é o favor
imerecido de Deus. Nós merecemos sua Ira e Juízo – e ele nos deu soberanamente
o oposto do que merecemos. A paz com Deus é a necessidade mais básica de um
pecador nascido em Adão. Nada que podemos fazer poderia apaziguá-lo – nossos sacrifícios
e boas obras merecem mais da ira de Deus. São totalmente contaminados. Paulo
enfatiza no capítulo 2.14 – “Ele mesmo é a nossa paz” – Cristo ao fazer a
expiação e propiciação pelos eleitos, nos reconciliou com Deus – Agora temos essa
paz com Deus que reina em todas as situações – mesmo naquelas em que o homem
entra em desespero... nos filhos de Deus, essa paz reina. Tendo um coração
transformado assim, Deus também nos reconcilia uns com os outros.
Quando a Graça soberana
nos alcança no tempo determinado por Deus, somos levados a cruz, e agora, em
vez de ser nosso Juiz, Deus se torna nosso Pai e Jesus Cristo nosso Senhor! Não
mais fugimos de Deus, corremos para ele: “Sendo assim, aproximemo-nos de Deus
com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações
aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos
corpos lavados com água pura.” - Hebreus 10:22
Em oposição ao que
éramos... em vez de com orgulho dirigirmos nossas vidas e viver para promover
nossos interesses, nos submetemos pronta e alegremente ao nosso Mestre e
Senhor, procurando, já tendo sido totalmente salvos para sempre, fazer a Sua
vontade, pois essa é agora o nosso deleite.
Nesse breve panorama
introdutório de Efésios, você conhece pessoalmente de tudo isso que foi falado?
Deus interveio soberanamente em tua vida e te regenerou soberanamente, resgatou
de teus pecados e te deu um deleite em viver para Ele? Teus olhos foram
realmente abertos para ver e se encantar com a beleza daquele que se ofereceu
sobre a cruz Omo um substituto para os eleitos? Se isso é verdade para você,
como era para aqueles crentes em Éfeso, agora você é um santo em Cristo,
separado por Deus soberanamente deste mundo mau, filho de Deus. Você agora se
deleita em sua graça soberana e desfruta de sua paz.
Esse foi um sobrevoo de
helicóptero sobre o Grand Canyon da Bíblia que a carta aos efésios é. Agora eu
quero que saiamos do helicóptero, e comecemos a caminha por essa imensidão...
será uma longa caminhada, mais as belezas serão inacreditáveis. Olhar cada
paisagem e tesouros dessa grande Salvação em Cristo Jesus.






